Arapiraca

Delegacias da Central de Polícia em Arapiraca possuem alto risco sanitário, afirma vigilância sanitária

Por 7 Segundos com assessoria 07/07/2016 14h02
Delegacias da Central de Polícia em Arapiraca possuem alto risco sanitário, afirma vigilância sanitária
- Foto: Assessoria

A Central de Polícia de Arapiraca, onde funcionam as delegacias  52º DP, 53º DP, 54º DP, 55º DP, Delegacia de Narcotráfico e a 4ª Regional de Arapiraca apresenta condições estruturais precárias e alto risco sanitário. É o que constatou a Vigilância Sanitária do município, após uma fiscalização recomendada pela Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol). 

O sindicato havia realizado visitas ao local de trabalho dos policiais civis da capital do agreste e ao constatar os sérios problemas que afetariam o funcionamento da delegacia, solicitou uma vistoria também ao Corpo de Bombeiro e à Secretaria de Infraestrutura do município.

Durante as visitas do Sindpol foram constatadas as infiltrações e vazamento de águas das chuvas pelas paredes e teto. A regional está empestada de cupins nas portas e nas janelas. Na carceragem da Central de Polícia, os detentos jogam fezes e urinas em saco de plásticos em frente ao local que está cheio de lixo. Há entupimento da rede sanitária e falta de água. Muitas portas estão quebradas, e as cadeiras são velhas com almofadas rasgadas e impróprias para ergonomia dos trabalhadores da segurança pública.

No relatório técnico, destaca-se ainda que a estrutura foi adaptada, pois o local era uma residência. “Não há uma recepção para o público. O sanitário não indica separação de sexo, há ausência de porta, e iluminação artificial inadequada. Foi observado que há, somente, uma funcionária de serviços gerais para manter toda a estrutura de limpeza das distritais, regional e especializada. Não existe espaço adequado para os materiais de apreensão. O local não passou por dedetização. A carceragem se encontra suja e com acúmulo de lixo. No pátio, dezenas de automóveis e motocicletas foram entulhadas que estão oxidando e servindo como reservatório de água parada para criatórios de mosquitos”, revela o relatório.

“Os ambientes fiscalizados demonstram um risco sanitário, relativamente, alto, pois o pátio da Central é um verdadeiro reservatório para água parada e, consequentemente, um criatório para mosquitos transmissores da Dengue, Zica Vírus e Chikungunya”, conclui a Vigilância Sanitária.

O Sindpol também solicitou a interdição do local, em 14 de junho, à Promotoria de Justiça da cidade, devido aos problemas estruturais e de insalubridade do ambiente.

O presidente do Sindpol, Josimar Melo, informa que o sindicato está encaminhando o relatório técnico da Vigilância Sanitária à Promotoria de Justiça de Arapiraca para que as medidas cabíveis sejam tomadas. “Essa precariedade comprova o descaso do Governo do Estado com os policiais civis e a população. As precárias condições de trabalho prejudicam o trabalho da Polícia Civil e à saúde da categoria e da população”, alerta o Josimar Melo.