Alagoas

Arapiraca terá centro educacional para quatro mil alunos

Por 7 Segundos com Agência Alagoas 04/07/2016 17h05

A cidade de Arapiraca será contemplada com mais uma benfeitoria na Educação Pública. Além da reforma de diversas escolas, a capital do Agreste será beneficiada com a implantação de um centro educacional que atenderá a quatro mil estudantes.

A apresentação do projeto ocorreu na manhã desta segunda-feira (4), durante solenidade de inaugurações da nova sede da 5ª Gerência Regional de Educação (Gere) e das escolas Pedro Reis e Senador Rui Palmeira, que contou com a presença do governador Renan Filho e do vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa.

O Centro Educacional consiste na integração de três escolas da rede pública estadual no município: Pedro Reis e Izaura Antônia de Lisboa, ambas no bairro do Baixão, e Quintella Cavalcante, no bairro do Eldorado. A ideia é ocupar áreas no entorno destas três unidades de ensino e transformá-las em espaços de convivência e prática esportiva, integrando escola e comunidade.

O secretário Luciano Barbosa ressalta que o projeto para a obra já está pronto e que em breve será encaminhado para licitação, assim como as reformas das escolas e construções de ginásios. Ao todo, serão 62 obras, todas realizadas com recursos próprios. "Essas obras estão sendo realizadas com o redireciona​mento dos recursos da Educação que antes eram gastos em contratos milionários, a exemplo da vigilância armada e outros", diz.

O secretário também adiantou como a obra do centro educacional vai transformar a área no entorno das três escolas. “Teremos uma integração entre as escolas similar ao que temos no Cepa, em Maceió​. As unidades terão ao seu redor áreas verdes e de lazer”, conta.

O projeto - Djaci Magalhães, superintendente de Engenharia e Tecnologia da Informação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), apresentou o projeto do centro educacional e enumerou as intervenções que serão realizadas.

“O Governo de Alagoas reformou estas três escolas e também trouxe a 5ª Gere para esta localidade. A ideia é que, além de aproveitarmos as duas quadras e ginásios existentes no entorno destas unidades de ensino, acrescentamos aparelhos de incentivo à prática esportiva, a exemplo de anfiteatro, piscina semiolímpica, campo de futebol society, pista de caminhada, praça de jogos”, explica.

A gerente da 5ª Gere, Wilany Felix, enumerou os benefícios que o projeto trará para a comunidade educacional e população de Arapiraca. “Além de fortalecer os laços entre as três escolas e a população arapiraquense, o espaço permitirá aos professores promover aulas mais lúdicas, saindo um pouco do espaço de sala de aula”, avalia.

Alunos da escola estadual Quintela Cavalcante assistiram ao vídeo de apresentação do complexo educacional e aprovaram a iniciativa. "Achei bem interessante. O projeto vai proporcionar muitas coisas boas, além da integração entre as escolas", declara o estudante Norton Ernandes.