Alagoas

Projeto pedagógico trabalha a cultural junina com reeducandos

Por 7 Segundos com assessoria 03/07/2016 08h08

Resgatar a cultura por meio da educação no sistema prisional. Esse foi o objetivo do projeto pedagógico junino promovido por servidores da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e professores da Escola Estadual Paulo Jorge. Para marcar o encerramento do projeto, dezenas de reeducandos fizeram apresentações artísticas em homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga, na noite de sexta-feira (1°), no Núcleo Ressocializador da Capital.

 

Foram realizadas apresentações musicais, com danças e recitações de poesias. A festa também teve ainda a participação especial do coco de roda “Pisa na Fulô”, do bairro do Pinheiro Durante todo o mês de junho,  foram trabalhados em sala de aula versos, rimas, letras de músicas e poesias, enfatizando o legado de Luiz Gonzaga. A ação faz parte do calendário anual desenvolvido pela Gerência de Educação da Seris.

 

Em sua apresentação, o aluno Wilton Tenório  explicou como a educação tem transformado a sua vida. “Quando cumprir minha pena, vou agradecer pela oportunidade dada. Estudando não parece que estou preso. Aqui no sistema prisional aprendi a gostar de ler e adquiri conhecimento. Essa chance está mudando a minha vida e fará a diferença lá fora, depois que conquistar a minha liberdade”, afirmou.

 

O secretário de Ressocialização e Inclusão Social, tenente-coronel Marcos Sérgio de Freitas, falou sobre a importância da educação como vetor de integração dos reeducandos com a sociedade.

 

“Estamos dando oportunidades para que os alunos conheçam melhor a cultura nordestina por meio do estudo. Com educação estamos incentivando a ressocialização e proporcionando um futuro digno para os custodiados”, concluiu.