Agreste

?É um sentimento que rói o coração? afirma Bispo Dom Valério sobre a perda de Padre José

Líder religioso de Penedo recorda o estilo de vida simples pregado pelo missionário

Por 7 Segundos 01/07/2016 17h05
?É um sentimento que rói o coração? afirma Bispo Dom Valério sobre a perda de Padre José
- Foto: Josival Meneses/ 7Segundos

O falecimento do padre missionário belga, José Theisen, que atuava no município de Craíbas, no Agreste alagoano, deixou comunidade craibense e membros da Igreja Católica do estado de Alagoas entristecidos.

O velório e sepultamento aconteceram neste dia primeiro de julho e contou com a presença de bispos, padres e sacerdotes.

O Bispo da Diocese de Penedo, Dom Valério Breda, lembrou-se do estilo de vida simples pregada por padre José e declarou sentir um vazio e uma emoção contraditória, após a partida do amigo evangelista.

“Quando um amigo tão rico de virtude nos deixa, é claro que fica o vazio e a saudade. É um sentimento que rói o coração. E por outro lado, a verdade é que quem vive bem, não só morre bem, como deixa também a própria vida como se fosse uma semente positiva que pode brotar frutos bons na vida de todo nós. Padre José deixa a recordação de um estilo de vida marcado pela simplicidade, alegria e a lição de que é preciso olhar para os mais pobres”, recorda o bispo.

Quem prestou seu último adeus ao Padre José Theisen, foi seu irmão e também padre, Thiago  Theisen, que acredita que o irmão cumpriu o destino do evangelho pregado por Jesus Cristo.

“Vários sentimentos agitam o comportamento humano. A separação sempre cria um vazio e uma tristeza. Antes de voltar para o pai, Jesus disse ‘Ide ensinar o evangelho a toda criatura’ e eu acho que tem um pouco disso do que o meu irmão tentou fazer. A separação entristece, mas o destino glorifica”, afirmou o irmão.

Padre José era missionário 'Fidei Donum" da diocese de Namur na Bélgica, mas já estava em Craíbas há quase duas décadas. O religioso foi sepultado após a missa exequial, ministrada por Dom Valério. O corpo foi enterrado aos pés da grande imagem de Nossa Senhora Coração de Ouro, construída por ele como forma de recordar uma antiga tradição mariana de sua terra natal.