Brasil

Com muita emoção, estudantes de baixa renda recebem diploma de medicina

Por TV Jornal 30/06/2016 17h05
Com muita emoção, estudantes de baixa renda recebem diploma de medicina
- Foto: Reprodução/ TV Jornal

A emoção tomou conta da cerimônia de colação de grau dos 74 alunos da 95ª turma de medicina da Universidade de Pernambuco (UPE), na noite desta quarta-feira (29), no Teatro Guararapes, Centro de Convenções, em Olinda, no Grande Recife. Isso porque, entre eles, estavam os cinco estudantes costistas que deixaram de lado as dificuldade da vida no interior do Estado para correr atrás do grande sonho de estudar medicina.

Natural do município de Joaquim Nabuco, Zona da Mata Sul de Pernambuco, o agora médico Jonas Lopes da Silva, 30 anos, que chegou a cortar cana-de-açúcar para complementar a renda da família, desabafou: "Sempre existirá aquele Jonas que vivia no canavial com sua mãe e com seu pai pedreiro. As vezes, eu me perguntava como eu estava na faculdade e hoje eu dou Graças a Deus pela conquista". Ao ouvir o nome ser chamado pelo Mestre de Cerimômia, Jonas não conteve as lágrimas e chorou com os aplausos dos amigos de turma.

Felicidade compartilhada também por Paulo Cesar de Carvalho, 30 anos, natural da cidade de Parnamirim, no Sertão do Estado, que agora, formado, pretende voltar para a cidade natal. "Depois de tanto tempo no Recife, retorno para cidade, para trabalhar por lá", contou.

Para Francisco Nascimento, pai do médico Márcio Nascimento, a sensação era de muito orgulho. "Só Tenho que agradecer primeiramente a Deus e depois a coragem deles, que estão mostrando que não foi de brincadeira", falou emocionado. Os alunos cotistas que ingressam no curso em 2009 já estão com empregos garantidos e começam agora a dar os primeiros passos como profissionais de saúde.