Baixo São Francisco

Projeto de arborização 'Alagoas Mais Verde' chega a Penedo

Objetivo é incentivar ações que promovam a recuperação de áreas verdes da região

Por IMA/AL 30/06/2016 14h02
Projeto de arborização 'Alagoas Mais Verde' chega a Penedo

Árvores como Ipê, Aroeira e Paineira irão compor a paisagem das praças do Residencial Cidade do Povo, na parte alta de Penedo, na Região do Baixo São Francisco. A arborização é resultado de uma parceria entre alunos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Penedo, com o Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Penedo.

Os projetos “Alagoas Mais Verde”, realizado pelo IMA, e “Penedo Mais Verde, Adote uma Árvore”, concretizado pelos alunos do Ifal, unidos, terão como objetivo transformar a paisagem do município, contribuindo para a qualidade de vida da população.

Segundo Pedro Normande, gerente de Educação Ambiental do IMA, mais de 8 mil mudas já foram plantadas em diversos municípios alagoanos através do projeto Alagoas Mais Verde. “Fazemos o diagnóstico de cada município e levamos mudas nativas de cada região”, explicou.

Incentivar ações que promovam a recuperação de áreas verdes, matas ciliares e nascentes, doar mudas, prestar orientação técnica e supervisionar os parceiros são alguns dos pilares do projeto. “Outro objetivo é gerar conhecimento e consciência ambiental sobre a importância da recuperação e manutenção das espécies vegetais. Por isso convocamos escolas da rede pública de ensino para participar dos plantios e de palestras sobre meio ambiente”, disse Normande.

Segundo o gerente, a ideia é promover uma interação com a comunidade, alertando sobre a importância da manutenção do equilíbrio ambiental. “Os moradores se envolvem e as crianças têm uma participação significativa. Queremos que os jovens sejam agentes multiplicadores e adotem o projeto”, afirmou o gerente.

Municípios como Arapiraca, Penedo, Rio Largo, Barra de São Miguel, Pilar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, Maravilha, Ouro Branco, Canapi, Dois Riachos, Olivença, Carneiros, Senador Rui Palmeira, Piaçabuçu e Maceió já receberam o projeto. Outras cidades como Ibateguara, Messias, Taquarana, São Miguel dos Campos e São José da Lage também já estão aderindo ao Alagoas Mais Verde.

Hotsite

O IMA lançou, nesta quinta-feira (30), um hotsite (ima.al.gov.br/alagoasmaisverde) com mapa interativo informando a quantidade de árvores já plantadas em cada município e detalhes sobre as espécies usadas nos plantios do projeto Alagoas Mais Verde.