Brasil

Ministro envia à Justiça Federal de Brasília denúncia contra Lula

Por 7 Segundos com agências 25/06/2016 09h09

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, determinou nesta sexta-feira (24) o envio para a Justiça Federal de Brasília da denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela suposta tentativa de comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.

Segundo o STF, o senador cassado Delcídio do Amaral, o banqueiro André Esteves e outras quatro pessoas também são alvo da denúncia. Todos são acusados de obstrução da Justiça, por quererem, supostamente, atrapalhar a delação de Cerveró na Operação Lava Jato.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo que o caso fosse remetido para o juiz Sérgio Moro, por entender que havia conexão dos fatos com o esquema de corrupção na Petrobras. A defesa do ex-presidente afirmou que o caso deveria ir para Justiça Federal de São Paulo porque fatos narrados ocorreram naquele estado.

O ministro Teori Zavascki reconheceu que o que permitia que o inquérito seguisse no Supremo era o foro privilegiado de Delcídio. Mas, depois que ele foi cassado, o caso deve continuar na primeira instância, frisou o ministro.

Denúncia

Para fazer a denúncia, a procuradoria usou as delações premiadas do senador cassado Delcídio do Amaral e do chefe de gabinete, Diogo Ferreira, além de apresentar extratos bancários, telefônicos e passagens aéreas. Para Janot, há provas de que Lula se juntou ao amigos, o pecuarista José Carlos Bumlai, e que eles pagaram R$ 250 mil para comprar o silêncio de Cerveró