Educação

Polo Tecnológico Agroalimentar de Arapiraca recebe Startup Weekend

Por Assessoria 21/06/2016 22h10

O Polo Tecnológico Agroalimentar de Arapiraca receberá entre os dias 15 a 17 de julho um dos maiores eventos de empreendedorismo do mundo. Trata-se do Startup Weekend, uma rede global de líderes e empreendedores que tem a missão de estimular a criação de projetos de impacto social, trazendo melhorias para a comunidade e toda região.

São três dias de muito trabalho e criatividade. A programação tem início com a apresentação de ideias para novas startups. Depois, segue com a formação de times com os participantes que tiveram as ideias mais votadas. A partir de então, são 54 horas para criação de modelos de negócios, programação, design e validação de mercado, onde os participantes são encorajados a ter boas ideias, validá-las, desenvolver um protótipo e realizar uma apresentação para uma banca avaliadora.

Para isso, os participantes recebem todo suporte de profissionais da área de tecnologia e negócios de várias partes do Brasil. Ao final são selecionados os três melhores trabalhos.

Para a gerente de Ambientes e Inovação da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Sônia Oliveira, que participou como jurada na edição de Delmiro Gouveia, o Startup Weekend é um evento voltado não só ao empreendedor, mas também aos aspirantes a empreendedor que têm boas ideias e muitas vezes não sabem como transformá-las em negócio.

“Participar desse evento de startups foi uma experiência diferenciada. Pude acompanhar a evolução das equipes, o trabalho dos mentores e o amadurecimento das ideias. É fantástico observar que o que você faria em três meses, pode-se desenhar em três dias. Ver que as pessoas saem do evento com uma visão diferenciada sobre negócio e empreendedorismo, saem mais maduras, é ótimo”, reforçou Sônia Oliveira.

Este ano, um dos jurados do evento será o Secretário da Secti, Pablo Viana, que destaca a participação dos estudantes do interior do Estado. “É uma oportunidade de coletar muitos talentos e muitas ideias para que se tornem no futuro negócios sustentáveis e viáveis, sendo benéfico para todo o Estado de Alagoas”, disse o secretário.

Apoiar iniciativas deste porte também é uma preocupação da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). O assessor especial de projetos da instituição, Leandro Carvalho Souto, destaca que o Startup Weekend é uma oportunidade para toda a comunidade acadêmica, tanto das licenciaturas quanto dos bacharelados. “Acreditamos que a cultura do empreendedorismo é útil e válida em qualquer esfera”, afirmou Souto.

A Uneal atualmente é responsável pela gestão do Polo Tecnológico Agroalimentar de Alagoas, no povoado Bananeiras, situado na zona rural de Arapiraca, onde acontecerá o Startup Weekend.

Inscreva-se!

Podem participar estudantes, profissionais e pessoas interessadas em empreendedorismo. As inscrições já começaram e podem ser feitas pelo link: https://www.sympla.com.br/startup-weekend-arapiraca---julho-2016__68086.

Parceiros

O evento tem o apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas (Secti), da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), além de Sebrae, Sesi, Prefeitura de Arapiraca, Hotel Nacional e Studio Izibez.