Alagoas

Moradores denunciam abandono público no Residencial Chácara das Palmeiras

Por 7 Segundos 20/06/2016 17h05
Moradores denunciam abandono público no Residencial Chácara das Palmeiras
- Foto: Cortesia / Internauta

O nome Chácara das Palmeiras, no bairro Verdes Campos, em Arapiraca, dá ideia de um residencial tranquilo, com jardim por todos os lados e palmeiras imensas pelo lugar.

As Palmeiras Imperiais existem por lá. O verde que deveria ser de um jardim é do mato que toma conta do lugar. E as palmeiras estão perdidas entre a falta de estrutura por parte do poder público.

Moradores da Chácara das Palmeiras enviaram fotos do conjunto para o 7 Segundos por meio das redes sociais. O que se vê são o contraste do nome do lugar com a realidade enfrentada pelas famílias que moram lá.

Ruas esburacadas, quase todas de barro, esgoto no meio fio das calçadas, e a Praça das Palmeiras tomada pelo mato sem delimitação com as ruas. É essa a realidade do Conjunto Chácara das Palmeiras.

O auxiliar financeiro, Victor Barbosa, 31 anos, mora no bairro há três anos e reclama da situação. Além dos problemas estruturantes, Alan Barbosa afirmou que falta iluminação pública em parte do conjunto, o que favorece os assaltos que são constantes por lá.

"No meio do conjunto temos belissimas palmeiras onde deveria ser uma praça. Mas essa "praça" virou rua, pois os carros e as motos passam no meio por ter menos buracos, principalmente em época de chuva, onde é impossivel passar na rua", relatou Alan Barbosa.

Entulhos e lixo

O morador reclamou também de entulhos que são despejados no meio da praça, dividindo com o lixo espalhado na área central do residencial.

"Os moradores também precisam fazer a parte dele e evitar colocar entulho na rua porque também contribui com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças", reconheceu Alan Barbosa.

O conjunto Chácara das Palmeiras tem apenas uma rua calçada. Chama-se Rua Nossa Senhora de Guadalupe. Ainda assim há um cano estourado no meio da rua. Segundo o morador, a rua foi calçada em 2012 e até hoje o serviço não foi concluído.

E ainda não será. Por telefone, o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Valdeir Galindo, disse ao 7 Segundos que não há previsão de calçar as demais ruas do conjunto.

"Com recursos escassos do governo não temos previsão de calçar as ruas do conjunto e pavimentação não terá também. O que vamos fazer e estamos fazendo são trabalhos paleativos", informou Valdeir Galindo.

Assaltos constantes

Além dos problemas estruturantes enfrentados pelos moradores outra situação que incomonda muito são os assaltos. Uma moradora que prefere o anonimato disse que já foi assaltanda na entrada do conjunto e sempre que sai ou chega tem medo.

"Parei para comprar um churrasquinho na entrada do conjunto e um cara armado me abordou e levou meu celular", disse a moradora.

Sobre a questão da iluminação pública, o 7 segundos ligou para os telefones do secretário municipal de Iluminação e Limpeza Pública, Diogo Cajueiro, mas o secretário não atendeu.