Agreste

Estudantes de Palmeira dos Índios lançam jornal impresso e canal no Youtube

Por Assessoria 20/06/2016 19h07

Conhecida como o Gigante do Asfalto, a Escola Estadual Humberto Mendes, de Palmeira dos Índios, é uma referência na oferta de ensino de qualidade, inovação e revelação de jovens talentos no interior de Alagoas. Este mês, a instituição inovou mais uma vez com o lançamento de dois canais de comunicação que fortalecem a integração entre escola e comunidade.

Com apoio dos professores e diretores, os estudantes Gabriela Ferreira, Marcio Souza, Victor Santos Filho e Eduarda Amaral desenvolveram o jornal impresso O Gigante, com periodicidade bimestral e tiragem de três mil exemplares, e o canal Youtube Infomendes, com postagem de pelo menos um vídeo semanal na rede pelo endereço eehumbertomendes.

Com este mesmo endereço, a escola também já oferecia acesso a informações em outras redes como o Facebook e Instagram, além do Twitter por meio da conta @eehm1960. 

“Nós somos uma escola do interior com uma quantidade significativa de atividades em andamento e uma história importante de preparação dos jovens palmeirenses para o mercado de trabalho. Muitas pessoas que hoje são referência em Alagoas se formaram nesta escola, resultado de um trabalho de equipe. Agora, a abertura destes canais de comunicação só fortalecem esta tradição”, destacou o diretor geral da unidade, André Galdino.

O gerente da 3ª Gerência Regional de Educação (Gere), José Tenório França, elogia a iniciativa. “A Escola Humberto Mendes está de parabéns por este projeto, que é um exemplo a ser seguido por outras unidades da rede estadual. Nós da 3ª Gere também somos entusiastas desta ação”, falou França.

Aprendizagem - Com experiência em produção audiovisual, o diretor adjunto Mario Zeymison foi apontado pelos alunos como o idealizador do projeto do canal e também responsável pela montagem de um estúdio de TV na própria escola. Ele explica a importância do trabalho desenvolvido pelos jovens.

“A proposta surgiu ano passado, quando o André [diretor geral] propôs a elaboração de um vídeo promocional sobre a escola. Lançamos o desafio e alguns alunos mostraram interesse. Definimos a equipe, ensinamos as técnicas, construímos um pequeno estúdio para dar um suporte e começamos as produções. Hoje, eles já estão dominando a linguagem, roteirizam, entrevistam e estão cada vez mais autônomos”, declarou Zeymison, informando que, até o final do ano, a escola pretende lançar um curta-metragem.

O veículo da escola, o jornal O Gigante, também abordará as atividades cotidianas de professores e alunos da instituição. “A ideia é levar o que acontece aqui ao conhecimento da comunidade de Palmeira dos Índios e região”, reforçou o professor Marcio Wanderley, responsável em orientar os alunos na elaboração do jornal impresso.

A estudante Gabriela Ferreira comemora o resultado alcançado pelos veículos. “Está sendo muito gratificante ver nosso trabalho gerando frutos, pois tudo está sendo feito com muito amor. Além disso, temos ainda a oportunidade de obter mais conhecimento e desenvolver algo com o que nos identificamos”, declarou a estudante.​