Tecnologia

El Chavo del Ocho, famoso Chaves da série de TV, ganha Doodle do Google

Por 7 Segundos com Techtudo 20/06/2016 11h11
El Chavo del Ocho, famoso Chaves da série de TV, ganha Doodle do Google
- Foto: Reprodução

El Chavo del Ocho, série de TV mexicana que ganhou adaptações em desenho animado, faz, nesta terça-feira (20), 45 anos. Em comemoração ao aniversário do seriado, Turma do Chaves, como é conhecido no Brasil, ganhou um Doodle Google. Chaves e outros personagens marcaram a infância de muitos brasileiros e garantiram o sucesso do programa, tanto pelo elenco composto por grandes atores como o seu criador Roberto Gómez Bolaños, o Chespirito, quanto por histórias divertidas para telespectadores de todas as idades. Os episódios, que trazem um personagem órfão e seus amigos entrando e saindo de aventuras, fez milhões de fãs por toda a América Latina e são exibidos até hoje, fazendo rir crianças e adultos.

Conheça o Chaves Kart, jogo de corrida com os personagens da série
A homenagem do Google traz uma ilustração com os personagens Kiko, Pópis, interpretada por Florinda Meza, e o protagonista Chaves, interpretado por Bolaños, autor da série. Além desses, a série também tinha mais pessoas em seu elenco: Seu Madruga, Dona Florinda e Dona Clotilde, a Bruxa do 71, Chiquinha, e Dona Edwiges, a Louca da Escadaria, são algum deles.  

 

No dia 20 de junho de 1971, ia ao ar pela primeira vez a esquete humorística criada por Bolaños. Fruto de trabalhos anteriores de Bolaños na televisão mexicana, El Chavo del Ocho foi uma das séries televisivas e maior sucesso do México, repetindo a sua repercussão em outros países da América-Latina, incluindo o Brasil. O autor e ator da série Roberto Gomez Bolaños morreu em 2014.

Elenco e personagens icônicos
Os personagens criados por Bolaños são carismáticos e cada um tem uma personalidade bem distinta. Isso foi um dos ingredientes para o enorme sucesso da série. Chiquinha (La Chilindrina) é uma das amigas de Chaves e interpretada pela atriz Maria Antonieta de las Nieves. Ela é filha de Seu Madriuga (Don Ramón), interpretado pelo ator Ramón Valdés e que sempre leva uns tapas de Dona Florinda, interpretada por Florinda Meza. Ela é mãe de Quico (Carlos Villagrán), um garoto de nove anos altamente mimado e metido a riquinho. Também é amigo de Chaves.

Dentre o núcleo principal da série também temos o Professor Girafales, interpretado por rubén Aguirre. Temos ainda Dona Clotilde, interpretada por Angeline Fernandez e que é conhecida também como “Bruxa do 71”. Apelido dado pelas crianças, por acharem que ela é bruxa. O número 71 é referência ao número da casa onde ela mora na vila.
Chaves em Acapulco (Foto: Reprodução)Chaves, Kiko e Chiquinha, a turma do Chaves, no episódio "Chaves em Acapulco" (Foto: Reprodução)

O Senhor Barriga, interpretado por Édgar Vivar, é o dono da vila e ocasionalmente vai até lá para cobrar o aluguel e levar umas pancadas do Chaves. Ele tem um filho, chamado Nhonho, que também é vivido por Édgar Vivar. Estes são os personagens principais da série, mas há outros personagens secundários, como o Jaiminho, Godinez e Paty.


Os atores na atualidade
Por se tratar de uma série de mais de 40 anos, é natural que a maioria dos atores já tenham falecido. Um dos primeiros a falecer foi Ramón Valdez, que interpretou o seu madruga. Ele morreu em 09 de agosto de 1988. Anos depois vieram a falecer também Angelina Fernandfes (Dona Clotilde), Raul Padilha (Jaiminho) e Horácio Gomez Bolaños (Godinez).