Maceió

Câmara promove ações que marcam o combate à violência contra os idosos

Eventos começam na próxima terça-feira (14), às 9h, no Plenário da Câmara; confira a programação

Por Redação com assessoria 07/06/2016 14h02

Membro da Comissão de Defesa dos Direitos do Idoso, a Vereadora Fátima Santiago (PP), realizará ações sobre o Dia de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado mundialmente no dia 15 de junho.

Os eventos começam na próxima terça-feira (14), às 9h, no Plenário da Câmara, com a entrega da Comenda Dom Fernando Iório Rodrigues, destinada às personalidades, instituições nacionais e locais, que se destacam em prol dos direitos das Pessoas Idosas. Na ocasião, ela homenageará a Escola Estadual Aurelina Palmeira de Melo localizada no bairro do Vergel, e a instituição Vila do Idoso do município de Palmeira dos Índios.

Na quinta-feira (16), com o apoio da Pastoral da Pessoa Idosa, a programação segue com a realização de uma caminhada a partir das 8h pelo Calçadão do Comércio. Com concentração na Câmara Municipal, o evento tem como intuito, chamar atenção da população sobre violência contra a pessoa idosa e contará com a participação de alunos da Escola Estadual Aurelina Palmeira de Melo, além de autoridades municipais, integrantes da Pastoral e sociedade em geral.

Já na sexta-feira (17), a programação encerra com uma Audiência Pública convocada para às 9h, no Plenário da Câmara, e contará com a presença do renomado Prof. Dr. José Luiz Riani Costa, que irá proferir uma palestra para o público presente. Com o tema “Os Bons Tratos com a Pessoa Idosa”, o objetivo do evento é avaliar a política pública de combate à violência contra idosos, apresentar propostas para solucionar o problema e definir formas de aumentar a qualidade do atendimento oferecido pelo município.

Para a parlamentar, a realização da programação é para que a sociedade possa ter uma agenda de discussão e conscientização em relação à pessoa idosa. “A velhice não é um problema, mas significa que a pessoa chegou ao ápice do seu desenvolvimento e precisa, como qualquer cidadão, ser respeitada, ter seus direitos garantidos e ter políticas voltadas para sua condição peculiar”, defende.

“A responsabilidade pelo envelhecimento digno é partilhada entre sociedade, poder público e família, por isso, a atenção aos idosos é cada vez mais necessária, uma vez que a longevidade da população tem aumentado e é preciso assegurar qualidade de vida principalmente para esta faixa etária que tanto já fez pelo nosso estado e país”, finaliza Fátima.

Programação:

Dia 14 de junho às 9h – Entrega da Comenda Dom Fernando Iório Rodrigues
Local: Plenário da Câmara
Homenageados: Escola Estadual Aurelina Palmeira de Melo – Vergel
Vila do Idoso – Palmeira dos Índios-AL

Dia 16 de junho às 8h - Caminhada pelo calçadão do comércio
Concentração: Câmara Municipal
Encerramento: Praça dos Martírios com apresentações artísticas

Dia 17 de junho às 9h - Audiência Pública "Os Bons Tratos com a Pessoa Idosa”.
Local: Plenário da Câmara
Palestrante convidado: Profº Dr. José Luiz Riani Costa - SP.