Agreste

Ex-prefeito de Palmeira dos Índios, Gileno Sampaio, é sepultado

Por 7 Segundos 02/06/2016 18h06
Ex-prefeito de Palmeira dos Índios, Gileno Sampaio, é sepultado

Foi sepultado no final da tarde desta quinta-feira (02), na cidade de Palmeira dos Índios, o corpo do ex-prefeito e empresário da comunicação, Gileno Sampaio. Ele faleceu na madrugada desta quinta-feira, aos 82 anos.

Gileno Costa Sampaio estava internado desde o dia 17 de maio, sendo dez dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Rita após ter sido acometido por uma erisipela nos membros inferiores (sepse generalizada), o que causou complicações levando a falência múltipla dos órgãos.

O Cacique, como também era conhecido, era filho do também ex-prefeito Juca Sampaio e de Heloisa Costa Sampaio, família cuja tradição política remonta os anos 20 quando seu pai antecedeu e sucedeu o escritor Graciliano Ramos na prefeitura da cidade. Os irmãos Geraldo e Zé Sampaio exerceram mandatos na Assembleia Legislativa (ALE) e Câmara Federal. O pai Juca e o irmão Geraldo foram vice-governadores do Estado. Gileno foi vice-prefeito de Palmeira dos Índios (1974 a 1978) e prefeito (1989 a 1992). Seu filho, Gileninho também seguiu a carreira política e foi eleito vereador para dois mandatos (2005 a 2012).

Gileno foi o fundador da Rádio Sampaio AM (1964) e Sampaio FM (1990) e do bar e restaurante “Maloca do Índio” nos anos 70. Fundou o Bloco de Carnaval “Os Cangaceiros”. O corpo do empresário foi velado em sua residência, no bairro Juca Sampaio e o sepultamento ocorreu no cemitério público São Gonçalo.

A empresária Patrícia Sampaio (vídeo abaixo) lembrou que ele foi precursor da radiodifusão no interior de Alagoas. “Tudo começou aqui em Palmeira dos Índios. A Rádio Sampaio foi a primeira emissora de todo o interior do Estado, inaugurada na época do regime militar e ele deixa um grande legado para a comunicação com as emissoras que levam o nome da família”, disse Patrícia.

O prefeito de Palmeira, James Ribeiro, decretou luto oficial de três dias e lembra que foi Gileno quem fortaleceu a economia do município. “Ele deixa uma lacuna muito grande aqui em Palmeira. O mandato dele, como prefeito, foi marcado pelo trabalho na zona rural, isso alavancou a economia de Palmeira dos Índios. Deixou uma grande história”, frisou.

O cortejo passou em frente ao prédio das emissoras que Gileno Sampaio fundou e as pessoas que acompanhavam a pé aplaudiram.