Alagoas

Base comunitária da PM é desativada na Primavera e Comando retira equipamentos

Por 7 Segundos 27/05/2016 17h05
Base comunitária da PM é desativada na Primavera e Comando retira equipamentos
Base da PM no bairro Primavera - Foto: Josival Meneses / 7 Segundos

Retirar equipamentos e material de apoio que estavam na base da Polícia Militar (PM), no bairro Primavera, em Arapiraca, foi o sinal de que a base da polícia será mesmo desativada pelo Comando do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM).

A ação da Polícia Militar deixou ainda mais os moradores da Primavera temerosos. O bairro é considerado, pelas estatísticas policiais, como um dos locais mais violentos de Arapiraca.

Com o aumento populacional, o bairro da Primavera é quase que uma cidade, onde há um comércio forte com supermercados, panificadoras, boutiques, açougues, caixas eletrônicos em lojas, entre outros estabelecimentos comerciais como restaurantes, bares, pizzarias, entre outros tipos de comércio que aquece a economia local.

O medo dos moradores é a Polícia Militar não estar presente no bairro que apresenta um alto número de criminalidade.

Para o autônimo José Carlos, de 35 anos, o fechamento da base da PM o deixou inseguro. Ele disse que a base era um apoio à população muito importante e que os órgãos competentes poderiam dar apoio estruturante à Polícia Militar.

"A desativação dessa base significa para mim um recuo da Polícia Militar e isso é muito perigoso para todos nós que moramos aqui porque a criminalidade é grande", desabafou José Carlos.

Comando Militar

Por telefone, o comandante do 3º BPM, tenente-coronel J. Cláudio falou com o Portal 7 Segundos e disse que a base da PM no bairro Primavera já estava desativada há algum tempo. Mas, que a população não precisa se atemorizar porque o policiamento motorizado será reforçado, inclusive com policiais da Rocam - Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas.

"Retiramos o material da base para evitar que vândalos possam furtá-lo, uma vez que a base já estava desativada, mas vamos garantir o reforço policial em toda a área do bairro Primavera, assim como estamos fazendo em toda a cidade dentro das nossas possibilidades", afirmou J. Cláudio.

O comandante também frisou que a Polícia Militar não vai desativar as bases que estão em funcionamento em bairros da cidade, como a do Conjunto Residencial Brisa do Lago.

"As bases que estão em funcionamento não serão desativas porque irão permanecer dando apoio à PM e, mesmo assim, estaremos reforçando o policiamento nessas áreas", disse J. Cláudio.

Sobre a desativação da base militar da Primavera, os moradores ainda se sentem mais seguro com a presença da PM com um local de referência no bairro para receber denúncias.

"Sem polícia fixa aqui tudo fica pior. É melhor com a base porque a gente se sente mais seguro", relatou a professora Elenice Timóteo, de 45 anos.

A mãe da professora, a aposentada Maria Nanci, de 69 anos, tem a mesma opinião da filha. Para ela, a presença da polícia com um local fixo garante tranquilidade a todos.

"A polícia em rondas nem sempre vê um caso de roubo, assalto que sempre acontece por aqui. Eu mesma me sinto insegura sem os policiais presentes o tempo todo em um local que sabemos onde eles estão", pontuou Maria Nanci.

Inauguração da base da Primavera

A base da Polícia Militar da Primavera foi reinaugurada em 21 de outubro de 2011 pelo então governador Teotônio Vilela Filho. Bem aparelhada na época, a base reergueu a confiança da população pela segurança do bairro e tranquilidade dos moradores.

O vereador Moisés Machado, hoje pelo PDT, foi um dos maiores incentivadores para a reimplantação do posto policial na Primavera.

Na ocasião da reinauguração e reforma da base da PM, o governador Teotônio Vilela descerrou a placa com a presença do vereador Moisés Machado e outras autoridades. Foi apresentada também as motos da Rocam e policiais com armamento garantido.