Agreste

Polícia investiga desvio de sementes doadas pelo Estado para agricultores de Traipu

Por 7 Segundos 26/05/2016 12h12
Polícia investiga desvio de sementes doadas pelo Estado para agricultores de Traipu

Toneladas de sementes que deveriam ser entregues aos agricultores da cidade de Traipu, na Região Agreste do Estado, foram supostamente desviadas de um galpão em Arapiraca e o fato acabou virando caso de Polícia. As sementes estão sendo distribuídas por meio da secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) em várias cidades alagoanas.

Segundo o Boletim de Ocorrências (B.O.), (imagem abaixo) as sementes estavam armazenadas num galpão da empresa CAPA, no Alto do Cruzeiro, e seriam entregues, mediante Termo de Doação, para a Federação das Associações Comunitárias de Traipu (Factal) e para o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município.

Ocorre que uma pessoa, que se identificou como Jonatha Deivid Vicente Balbino (Bob) e que seria secretário de Transportes de Traipu, conseguiu a liberação de 15 toneladas de feijão de corda e milho na última sexta-feira (20) e mais 5 toneladas de feijão de arranca no dia seguinte, o que caracteriza má fé, como consta no Boletim confeccionado na Central de Polícia.

Um dos representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Traipu informou que recebeu a quantidade de sementes destinada para o órgão, mas que resolveu prestar queixa porque uma outra pessoa havia recebido as sementes e assinado em nome do Sindicato e até da Federação das Associações Comunitárias de Traipu.

“Para receber as sementes, é necessário que seja assinado o Termo de Doação. Quando eu fui pegar a cota de sementes do Sindicato, o documento não foi localizado e acabei assinando um termo feito do próprio punho. No dia seguinte, para pegar o restante da carga, percebi que uma pessoa tinha assinado o documento em nome do Sindicato e até mesmo da Federação”, contou o sindicalista Gildo Luís.

Gildo disse ainda que, mesmo tendo recebido a quantidade correta encaminhada pela Seagri, não concorda em saber que alguém poderia estar recebendo em nome das instituições e com isso ser prejudicado ou que os produtores rurais não recebessem as sementes. “Só sou responsável pela quantidade que recebi, por isso resolvi ir à Polícia”, destacou.

O superintendente da Seagri, Hibernon Cavalcante, informou que nenhum produtor será prejudicado por que assim que o governo do Estado soube da ocorrência, de imediato foi providenciada a reposição das sementes.

“Em casos como esse, os mais prejudicados são os produtores e nesse sentido nós (governo) já resolvemos a situação. Eles não foram prejudicados, pois assim que a Seagri soube desse fato, tanto o Sindicato como a Federação, foi providenciada a reposição caso as entidades ou os agricultores não tivessem recebido as sementes”, disse Hibernon. Já sobre a questão do Boletim de Ocorrência, o superintendente fez questão de deixar claro que isso compete à Polícia Civil que fará os procedimentos.

Programa de sementes

A entrega de sementes de sorgo, milho e feijão faz parte do Programa de Distribuição de Sementes da secretaria estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) e obedece um cronograma estabelecido pelo governo de Alagoas. O objetivo é atender produtores da agricultura familiar e é uma das prioridades do governo Renan Filho (PMDB) no combate ao êxodo rural.