Maceió

Feriado: confira o funcionamento dos serviços da Prefeitura

Por Redação com assessoria 25/05/2016 10h10
Feriado: confira o funcionamento dos serviços da Prefeitura
- Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Nesta quinta-feira (26), feriado de Corpus Christi, a Prefeitura de Maceió manterá serviços disponíveis à população. Os cidadãos poderão, por meio de canais de atendimento, solicitar a reposição e colocação de luminárias em ruas e praças da cidade, além de acionar equipes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) também estará de prontidão.

Disque Luz

Um dos serviços ofertados pela Prefeitura é o Disque Luz, da Superintendência Municipal de Iluminação (Sima), pelo 0800 031 9055. O canal serve para que o cidadão de Maceió entre em contato com o órgão para pedir a reposição e colocação de luminárias, assim como a manutenção de postes em praças e ruas da cidade.

Fiscalização de trânsito

Com o intuito de dar mais segurança e fluidez ao tráfego de veículos durante o feriadão, a SMTT estará presente nas principais rotas de saída da cidade, realizando a fiscalização e o monitoramento do trânsito. Agentes da SMTT vão fiscalizar o uso dos equipamentos de segurança, excesso de passageiros nos veículos, transporte de carga de forma inadequada e o que mais possa trazer riscos de acidentes. Atendimentos do órgão são solicitados pelos telefones 3315-3590 ou 180.

Disque Defesa Civil

A Comdec mantém um trabalho de atenção contínuo na cidade de Maceió. As equipes do órgão ficamem estado de alerta e podem ser acionadas pelos telefones 0800-0306205 e 3315-1437.

Diariamente, a Comdec recebe, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), os boletins da previsão do clima para a capital. A medida contribui diretamente para a comunicação com os Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs), formado por líderes comunitários de regiões de risco, que rapidamente são avisados da previsão e repassam a orientação para os moradores das comunidades.

Disque 100

O Disque 100 é um serviço de atendimento telefônico gratuito, que funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana. As denúncias recebidas na Ouvidoria da Secretaria Nacional de Direitos Humanos e no Disque 100 são analisadas, tratadas e encaminhadas aos órgãos responsáveis. Por sua natureza de instância de diálogo e registro de manifestações da população, o Disque 100 tem se consolidado como um importante instrumento de dados estatísticos sobre violações de Direitos Humanos e a Ouvidoria tem buscado a cada dia tornar essas informações públicas para pesquisadores e interessados.

Para agilizar ainda mais o serviço, a Secretaria Nacional de Direitos Humanos desenvolveu o aplicativo Proteja Brasil. Tendo em mãos um smartphone, qualquer cidadão maceioense poderá denunciar, de onde estiver e em qualquer horário, possíveis casos de exploração sexual infantojuvenil, torturas, negligências, abandonos, violência física e sexual, entre outros crimes praticados contra crianças e adolescentes. O aplicativo, disponível para download nos sistemas Android e IOS, permite que o cidadão localize delegacias específicas, fóruns e outros locais destinados à recepção e à averiguação dessas denúncias.

As unidade de saúde, bem como as repartições públicas, estarão fechadas e retomam o funcionamento nesta sexta-feira (27).