Alagoas

PRF intensifica fiscalizações durante feriado de Corpus Christi

Por 7 Segundos com assessoria 24/05/2016 12h12
PRF intensifica fiscalizações durante feriado de Corpus Christi
- Foto: Ilustração

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia nesta quarta-feira, 25, a Operação Corpus Christi que segue até meia-noite de domingo, 29, intensificando o policiamento e a fiscalização nas rodovias federais que cortam Alagoas. A operação está englobada nas ações do Maio Amarelo que busca sensibilizar a sociedade para um trânsito mais seguro.

Em maio de 2011, a ONU estabeleceu a Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020 em que os países têm a missão de reduzir em 50% o número de fatalidades no trânsito mundial. A PRF é apoiadora do Maio Amarelo, movimento internacional que em três anos de existência já está presente em 23 países. Desde o início do mês, diversas ações têm sido promovidas no Estado focadas no uso de cinto de segurança e capacete e no combate ao excesso de velocidade, ultrapassagens proibidas e embriaguez ao volante.

Álcool e direção, diga não – A mistura álcool e direção é uma das maiores causas de acidentes de trânsito com vítimas gravemente feridas. Por esse motivo os PRFs, em Alagoas, costumam fazer o teste de etilômetro, que verifica a concentração de álcool no organismo através da análise do ar expelido pelos pulmões, na maioria dos condutores abordados. Após captar o ar alveolar, o etilômetro executa um processo eletroquímico que possibilita a leitura da quantidade de álcool no organismo do condutor.

Caso o valor apontado pelo equipamento, descontada a margem de erro de 0,04 mg/L (miligramas de álcool por litro de ar), esteja entre 0,01 a 0,29mg/L, fica caracterizada a infração de trânsito, punida com multa de R$1.915,40, suspensão do direito de dirigir por 12 meses e o veículo somente estará liberado após a apresentação de outro condutor devidamente habilitado e que prove estar sóbrio para conduzi-lo.

Se o teste apontar um resultado de 0,30 mg/L ou mais, além da infração o condutor também comete o crime previsto no Código de Trânsito Brasileiro, com pena que pode chegar a três anos de detenção.

Caso o condutor se recuse a submeter-se ao teste, ele será multado em R$1.915,40, terá seu direito de dirigir suspenso e precisará providenciar outro condutor para conduzir seu veículo. E se tiver visíveis sinais e sintomas de embriaguez, será preso e encaminhado para polícia judiciária.

Somente nesse mês de maio, 22 pessoas foram autuadas por dirigir embriagadas, sendo seis delas presas, nas BRs que cortam Alagoas. Ainda é um número grande, quase uma pessoa por dia, se considerarmos que a Lei Seca passou por várias mudanças e desde 2008 se tornou mais rigorosa para os condutores que insistem em beber.

ORIENTAÇÕES DA PRF

Na maioria dos casos, o excesso de velocidade e a ultrapassagem proibida são infrações interligadas. Foram essas infrações que ocasionaram a morte de cinco pessoas e deixou outras três gravemente feridas no acidente ocorrido no último dia 22, na BR416, em Colônia Leopoldina.

Para evitar esse tipo de conduta dos motoristas, os agentes fiscalizarão os trechos com os radares medidores de velocidade. No entanto, se faz interessante o motorista ter a consciência da importância do respeito à legislação. O valor da multa é muito pequeno, comparado ao valor da vida.

No período de chuva, onde é difícil ver e ser visto, a PRF orienta os condutores a ligar o farol baixo de seus automóveis, mesmo durante o dia. E nunca esquecer que todos os passageiros do veículo devem usar o cinto de segurança, assim como os motociclistas, o capacete.