Brasil

Operação Lava Jato chega a 30ª fase com ações em SP e RJ

Por 7 Segundos com agências 24/05/2016 09h09

A Polícia Federal (PF) cumpre, desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (24), 39 mandados na 30ª fase da Operação Lava Jato nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo. São dois mandados de prisão preventiva, 28 de busca e apreensão e 9 de condução coercitiva, que é quando a pessoa é levada para prestar depoimento.

Nesta fase, batizada de Operação Vício, os alvos tem relação com o ex-ministro José Dirceu e o ex-diretor da Petrobras Renato Duque, que representava os interesses do PT no esquema montado para roubar a Petrobras. Os contratos fraudados somam R$ 5 bilhões, entre 2009 e 2013. Das nove conduções coercitivas, duas são contra funcionários da estatal.

Segundo a PF, a ação tem como objetivo desmantelar o esquema de corrupção e lavagem de ativos decorrentes de contratos com a Petrobras que geraram repasses de valores não devidos entre empresas, funcionários da estatal e agentes públicos e políticos. Foram mobilizados cerca de 50 Policiais Federais e dez servidores da Receita Federal.

Três grupos de empresas são acusadas de criar contratos fictícios de prestação de serviços para repassar à Diretoria de Serviços e Engenharia e Diretoria de Abastecimento da Petrobras.
Também estão sendo cumpridos nesta terça-feira mandados que buscam a apuração de pagamentos indevidos a um executivo da área internacional da Petrobras em contratos firmados para aquisição de navios-sondas. Os crimes investigados nesta etapa são corrupção, organização criminosa e lavagem de ativos. Os presos serão levados a Curitiba.