Maceió

Trabalhadores rurais ocupam sede do Incra e impedem funcionamento do órgão

Por 7 Segundos 23/05/2016 11h11
Trabalhadores rurais ocupam sede do Incra e impedem funcionamento do órgão
- Foto: Cortesia

Cerca de 30 famílias dos trabalhadores rurais de Marechal Deodoro ocupam desde a manhã desta segunda-feira (23), a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), situada no Centro de Maceió. Eles reivindicam o retorno do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), extinto para atender as medidas do ajuste fiscal do Governo Temer.

Para o presidente da Federação dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais Familiares de Alagoas (Fafer), o movimento é de caráter nacional. Dezessete estados ocuparam a sede do Incra. A pauta de reivindicação abrange o retorno do MDA, a reforma agrária nos assentamentos e a melhoria para os funcionários do Incra.  

"Atualmente, 70% dos alimentos básicos consumidos diariamente pela população brasileira são produzidos por agricultores familiares e assentadosde reforma agrária, gerando emprego e renda no seio das comunidades rurais, fundamentais para o desenvolvimento das economias dos municípios e para o desenvolvimento rural sustentável", afirma a diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

Os manifestantes impedem o funcionamento do órgão até 12h.