Arapiraca

Alunos conhecem funcionamento da Câmara Municipal de Arapiraca

Por Assessoria 20/05/2016 14h02
Alunos conhecem funcionamento da Câmara Municipal de Arapiraca
- Foto: Assessoria

Conhecer o funcionamento do Legislativo, como a aprovação das leis, a fiscalização dos vereadores quanto as medidas do executivo e as reivindicações da população. Foram esses alguns dos questionamentos dos cerca de 50 alunos da Escola de Ensino Médio, Santa Isabel, do bairro São Luiz I, que estiveram na manhã desta sexta-feira ( 20), acompanhados do professor de história, Sonivaldo da Silva.

A diretora do Departamento de Apoio Legislativo, Mônica Xavier, explicou aos alunos, o funcionamento de casa setor, desde o protocolo, até a redação, onde são elaborados os projetos, indicações, requerimentos e moções.

Depois, eles conheceram o plenário, onde fizeram questão de saber os nomes de cada vereadores e até o lugar onde se sentavam.

Demonstrando bastante interesse, os alunos questionaram da funcionária da Casa, quais os trâmites legais para a e elaboração de um projeto e como ele é fiscalizado depois da sua aprovação pelo Legislativo e quantos dias, a prefeita Célia Rocha, tem para sancionar.

“Aminha rua tem apenas o calçamento pela metade. O que os vereadores podem fazer para verificar estas situação”, questionou um dos alunos.

A diretora do Departamento de apoio Legislativo, Mônica Xavier, entregou ao professor Sonivado, cópias do Regimento Interno, Lei Orgânica e Regime Jurídico.

Em outra oportunidade, estaremos aqui outra vez, agora para assistir a uma sessão da Câmara Municipal de Arapiraca e com isso, sabermos realmente como funciona o nosso Legislativo”, disseram os alunos.