Capital

Estudantes apresentam culinária quilombola em evento gastronômico

Por 7 Segundos com Assessoria 19/05/2016 11h11
Estudantes apresentam culinária quilombola em evento gastronômico
- Foto: Ilustração

Estudantes do 2º período de Gastronomia da Faculdade Maurício de Nassau, em Maceió, irão promover a 2ª edição do evento Paladares do Brasil, trazendo para o público a culinária quilombola.  O evento acontece nos dias 24 e 25 de maio, no bloco que fica localizado na Avenida Sandoval Arrozelas, Ponta Verde. 


O Paladares do Brasil que teve sua 1ª edição em novembro de 2015. Ele é planejado e produzido com a necessidade de entender, de forma prática e esclarecedora, o dia a dia de áreas correlatas à gastronomia e, assim, potencializar os conhecimentos adquiridos na graduação dos estudantes participantes.

Na edição anterior o evento contou com a participação de expoentes da gastronomia brasileira e com a circulação diária de cerca de 500 participantes, entre envolvidos na produção, convidados, ouvintes das oficinas e palestras e público da Feira Gastronômica que acontece em paralelo ao evento.

De acordo com o coordenador do curso de Gastronomia, Aaron Ben Saffer, a 1ª edição do Paladares do Brasil foi muito proveitosa e um grande sucesso, pois contou com a participação maciça dos estudantes que não mediram esforços para que o evento desse certo.

“A equipe foi grande e construiu um evento bonito, movimentado, com diversos tipos de comidas para atrair todo público que foi conhecer a Feira Gastronômica. Esperamos ainda mais sucesso nesta 2ª edição, pois esta traz um diferencial, a culinária quilombola e uma programação repleta de chefs que trarão suas contribuições para os participantes”, disse Saffer.

Haverá um ciclo de palestras e oficinas que irá articular a comunidade acadêmica e a profissional no sentido de experimentar novas formas de produção. Além disso, serão compartilhados conhecimentos através da apresentação de pratos criados por profissionais experientes que servirão de exemplo para estudantes e interessados que buscam adquirir novas técnicas e incrementar, assim, sua formação.

Segundo a professora da disciplina de Gestão e organização de eventos, Alessandra Damacena, que está à frente desse projeto com os estudantes, o Paladares do Brasil trará a cultura da culinária quilombola carregada de rusticidade e de valores históricos.

“Durante o evento, todos irão conhecer as técnicas de produção dessa culinária através do know how de profissionais conceituados, visando a troca de informações entre todos os participantes. É importante não apenas para reconhecer nossas raízes, mas também para compreender a gastronomia moderna, que é recheada de ingredientes étnicos e entremeada de símbolos, sabores e texturas que estimulam os cincos sentidos”, explicou Damacena.

Entendendo a necessidade de preparar o aluno para ser não apenas um técnico capaz de executar suas funções, mas também de contribuir para a construção da cidadania, o ‘Paladares do Brasil´ receberá como entrada 1 (um) quilo de alimento não perecível. O total arrecadado será entregue a instituições de auxílio a pessoas carentes. A entrega será devidamente registrada e divulgada nos espaços de mídia anteriormente especificados em até 10 (dias) do término do evento. Site para inscrições: http://paladaresquilombola.wix.com/paladaresdobrasil.

Programação:

Dia 24/05

16h - Credenciamento

17h - Abertura do evento

18h - Apresentação cultural do Grupo Afro

19h - Finalização do primeiro dia com Mãe Neide e Vânia Araujo

Dia 25/05

Oficinas:
9h às 10h30 - Gil Reis - (Rolinho de inhame)

9h às 10h30 - Aaron Ben Saffer - (Food Fusion)

11h às 13h - Gustavo Gaetta - (Favada)

11h às 12h30 - Sérgio Jucá - (Quilombo Contemporâneo)

13h às 14h30 - Lucas Padilha - (Doces Quilombolas)

14h às 15h - Marco Peixoto

15h às 16h30 - Antonio Mendes - (Galinha de angola com paçoca quilombola)

16h30 às 18h - Tiago Falcão

18h às 19h - Mãe Neide - (Pirão de Parida)

Palestras:

9h - Claudia Puentes - Alimentação de origem africana: das origens a contemporaneidade

10h - Aline Martins (nutricionista) - (Segurança Alimentar)

15h - Genivaldo "Baiano da Acarajé" (Empreendedorismo)