Maceió

Movimento Brasil sem Parasitose realiza atendimento gratuito em Maceió

Unidade Móvel de Saúde percorrerá 11 cidades brasileiras, oferecendo atendimento médico gratuito à população

Por Redação com assessoria 19/05/2016 11h11
Movimento Brasil sem Parasitose realiza atendimento gratuito em Maceió
- Foto: Divulgação

Uma unidade móvel do Movimento Brasil Sem Parasitose desembarca nesta quinta-feira (19) em Maceió. A iniciativa é uma ação social e educacional da Federação Brasileira de Gastroenterologia e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Atenção Básica.

A ação itinerante oferece, nos dias 19, 20 e 21 deste mês, serviços médicos gratuitos em Maceió. O objetivo da campanha é levar à população atendimento médico e informação sobre a importância de hábitos de higiene pessoal e doméstica que evitam a transmissão de parasitas, bem como o correto tratamento antiparasitário para o controle de doenças, que deve ser prescrito por médicos.

A unidade móvel ficará posicionada na Praça Lucena Maranhão, localizada no bairro de Bebedouro, das 9h às 17h, e oferecerá atendimento médico gratuito com gastroenterologista e educação para prevenção de contaminação por parasitas. Serão três consultórios, onde, inicialmente, a população passará por um pré-atendimento com enfermeiros, seguindo para o atendimento com os médicos gastroenterologistas e gastroenterologistas pediátricos.

A doença

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as parasitoses são as doenças mais comuns do mundo, atingem cerca de 50% da população mundial e são responsáveis por relevantes consequências negativas na saúde dos indivíduos adultos e crianças. No Brasil, até 36% da população total sofre com alguma parasitose e, considerando somente as crianças, a prevalência sobe para 55,3%.

Embora mais prevalentes nas regiões carentes de saneamento básico, as parasitoses atingem todas as camadas socioeconômicas da população, nas diversas faixas etárias. Mesmo as pessoas cuidadosas com a higiene pessoal e familiar, e que vivem em regiões de saneamento adequadas, estão expostas às parasitoses intestinais.

A prevenção, o tratamento e controle de verminoses podem ser feitas a partir da adoção de medidas simples no cotidiano familiar e domiciliar, como o hábito de lavar as mãos frequentemente, higienizar adequadamente os alimentos antes do consumo e evitar andar descalço.