Alagoas

Assistente Social formada na primeira turma em Alagoas participa de homenagem

Por 7 Segundos 17/05/2016 09h09

Na noite dessa segunda-feira (16) um grupo de assistentes sociais participou de um jantar em alusão ao Dia do Assistente Social, comemorado no último domingo (15). O jantar, promovido pela vereadora e também assistente social, Aurélia Fernandes, contou com a presença de Almira Fernandes, uma das primeiras assistentes sociais formada em Alagoas. 

Com 55 anos de profissão, Almira Fernandes desbravou o campo da assistência social em uma época que ainda não existia a implantação do serviço de assistência social em entidades públicas. “Ajudei a criar o Conselho Estadual do Serviço Social, meu registro estadual é o 001 e fui também a primeira presidente do diretório. Não tinha escolha, a gente tinha que desbravar, tinha que começar, foi um trabalho árduo mas valeu a pena”, afirmou Almira Fernandes.

Almira Fernandes disse que como estudante foi estagiária do Sesi e atuou na pasta da saúde ligada a endemias rurais. Aluna dedicada e convicta na área que tinha escolhido para atuar, passou um ano morando na região do Baixo São Francisco para conhecer a realidade de uma comunidade ribeirinha e elaborar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). “Escolhi o povoado Xinaré, em Igreja Nova, para elaborar meu TCC, foi o único trabalho desenvolvido em área rural apresentado pela turma de formandos”, revelou Almira.

No currículo, a veterana assistente social, acumula funções e cargos que contribuíram para o avanço da assistência social em Alagoas. Foi professora na Escola de Serviço Social, que na época era particular e pertencia a Diocese de Alagoas, depois tornou-se universidade.
Almira Fernandes também foi a primeira profissional nomeada para o Departamento Estadual de Assistência Social, que era ligado à Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau).

Com essa função ela foi enviada de Maceió para Arapiraca com um objetivo: organizar o hospital regional de Arapiraca. “O hospital era de uma sociedade particular, foi construído mas não funcionava corretamente. A gente conseguiu um termo de comodato e o hospital ficou conveniado com o estado”, revelou.

Em Arapiraca, ela trabalhou como assistente social nas escolas Quintela Cavalcante e Rui Palmeira (Premem). E sempre atuou voluntariamente em movimentos ligados à saúde, filantrópicos, educacionais e cristãos. 

A vereadora Aurélia Fernandes falou emocionada que tem grande orgulho da mãe e da profissional Almira Fernandes. “Fazer pioneirismo há 50 anos, foi um grande desafio. Eu me inspiro todos os dias em seguir seu exemplo  para fazer a diferença na vida dessas pessoas”, afirmou a vereadora.

Durante a sua fala no jantar comemorativo realizado no Escritório Comedoria, na noite dessa segunda-feira (16), Almira Fernandes, falou para jovens profissionais e deixou uma mensagem simples mas com uma profunda verdade e importância para quem escolheu essa profissão.

“Serviço Social é lindo, é uma profissão árdua, mas a gente se realiza também quando a gente consegue fazer alguma coisa pelo outro. Tenham amor à profissão, ao próximo, e ao servir, acima de tudo” finalizou.