Tecnologia

Entenda como vai funcionar o meio de transporte mais absurdo do mundo

Por 7 segundo com Tecmundo 10/05/2016 09h09

do mundo já deve ter entendido que Elon Musk, o "Tony Stark da vida real", não brinca em serviço. Com um currículo cheio de iniciativas inovadoras e vanguardistas, não é de se espantar que ele também seja o nome por trás da Hyperloop Transportation Technologies (HTT), a companhia que pretende construir um sistema de transporte coletivo super-rápido, eficiente e barato – fizemos um superconteúdo a respeito dele que você não pode deixar de conferir.

Para mostrar que o projeto não era só conversa ou sonho, a empresa lançou hoje um vídeo que mostra como vai funcionar a tecnologia magnética – mais barata e mais segura que as disponíveis atualmente – que fará as "cápsulas", como são chamados os vagões do Hyperloop, flutuarem e se moverem a velocidades de até 1.200 km/h, o suficiente para fazer uma viagem entre Los Angeles e São Francisco – um trecho de pouco mais de 600 quilômetros – em apenas 30 minutos!

Só para se ter uma ideia, os meios de transporte mais populares do mundo registram as seguintes velocidades:
Shanghai Maglev (Trem-bala): 430 km/h
Airbus A380: 1.088 km/h
Concorde (avião, fora de operação): 2.200 km/h
A "levitação magnética passiva", como está sendo chamada, foi registrada e licenciada pela HTT e é apresentada como uma alternativa mais barata e mais segura do que as tecnologias de levitação magnética que são utilizadas hoje em trens de alta velocidade na Ásia e na Europa.

Embora a levitação magnética, também conhecida como maglev, já venha sendo aplicada há alguns anos, a forma como ela está sendo aplicada no Hyperloop é um pouco diferente. Enquanto os trens atuais precisam de uma fonte de energia muito potente e de diversas molas de cobre, que compõem uma espécie de trilho.