Alagoas

Moradores do Brisa do Lago fazem abaixo-assinado contra FrigoVale

Por 7 Segundos 06/05/2016 12h12
Moradores do Brisa do Lago fazem abaixo-assinado contra FrigoVale
FrigoVale - Foto: Arquivo / 7 Segundos

Moradores do conjunto habitacional Brisa do Lago, localizado no bairro Olho D'Água dos Cazuzinhas, em Arapiraca, fizeram um abaixo-assinado exigindo que a FrigoVale tome providências com relação ao mau cheiro ocasionado pelo abate de animais.

Segundo os moradores, depois que a empresa começou a funcionar eles não tiveram mais descanso.

"O fedor é tão grande que eu prefiro passar o dia na casa da minha mãe, que é do outro lado da cidade, do que ficar em casa. Não dá pra aguentar", disse a estudante Krislany Vilela, que mora com o filho de apenas cinco anos.

O problema tem impedido até as crianças de participarem das aulas na Escola de Ensino Fundamental em Tempo Integral Professora Maria Cleonice Barbosa de Almeida.

O abaixo-assinado foi iniciado pela própria direção da instituição de ensino e recebeu apoio também de professores, alunos e demais funcionários.

Segundo o texto do abaixo-assinado, alunos e funcionários estão impossibilitados de comparecerem à escola por causa de doenças que seriam ocasionadas pelo mau cheiro.

"Solicionamos imediata posição em relação ao matadouro no que diz respeito ao mau cheiro que vem causando problemas gravíssimos a população do residencial Brisa do Lago, chegando a causar doenças nas crianças e impedindo-as de participar das aulas", dizia trecho do abaixo-assinado.

Câmara de Vereadores

Este foi um dos temas debatidos durante uma audiência pública realizada na última terça-feira (03), na Câmara Municipal de Arapiraca. O encontro tinha o objetivo de discutir as denúncias dos moradores.

Na ocasião, o defensor público, Marcos Freire, disse que o órgão está tomando todas as providências judiciais e que está acompanhando a dia a dia a situação.

O secretário de Meio ambiente Ivens Barbosa Leão, disse que a sua secretaria está fiscalizando e cobrando dos órgãos ambientais melhores adequações da empresa e que na próxima sexta-feira (6), estará em Maceió,onde pretende no Instituto do Meio Ambiente (IMA), cobrar ações mais eficazes, já que o órgão fiscalizador.

O secretário de Agricultura de Arapiraca, Rui Medeiros, em tom de brincadeira, disse que já perdeu parte dos cabelos, de tanta preocupação como problemas, mas que também está acompanhando todo o desenvolvimento da situação e cobrando de quem de direito.

A secretária de Indústria e Comércio de Arapiraca, Mirka Lúcio, disse que se algo grave acontecer como algumas pessoas pretendem fazer, que é fechar a Frigovale, quem sairá perdendo será a cidade e consequentemente o próprio povo, que deixará de ter uma empresa de grande porte em Arapiraca.

FrigoVale

A equipe de reportagem do Portal 7 Segundos tentou entrar em contato com a assessoria de comunicação da FrigoVale, mas não obtivêmos resposta.