Alagoas

Plano de Segurança Viária de Alagoas será lançado em Arapiraca nesta quinta-feira 5

Por 7 Segundos com assessoria 04/05/2016 08h08
Plano de Segurança Viária de Alagoas será lançado em Arapiraca nesta quinta-feira 5
- Foto: Assessoria / SMTT

O Plano de Segurança Viária para Motociclistas de Alagoas será lançado em Arapiraca, nesta quinta-feira (5), às 9h, no auditório do Planetário Municipal e Casa de Ciência, no Lago da Perucaba. O objetivo do plano é reduzir as mortes no trânsito relacionadas a veículos motorizados de duas rodas por meio de ações integradas.

A ação faz parte do Movimento Maio Amarelo e contará com a presença do diretor do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), Antônio Carlos Gouveia, a prefeita Célia Rocha, o vice-prefeito Yale Fernandes, o titular da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca (SMTT), Ricardo Teófilo, o presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Arapiraca, Valmir da Silva, entre autoridades militares e membros da sociedade civil organizada.

O Plano de Segurança envolver diversos parceiros e foi construído entre eles por meio da parceria das chefias de Segurança de Trânsito e de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran com o envolvimento da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu, Sest Senat, SMTT, prefeituras locais, Ufal, Ifal, DER, Secretarias de Estado e do Município da Saúde, Cetran, PRF, e outras entidades representativas.

Durante a construção do plano foram debatidos os fatores mundiais e locais que contribuem para acidentes com motociclistas, entre eles o não uso do capacete; velocidade em excesso, ingestão de bebida alcóolica; menores conduzindo motocicletas; desrespeito às regras e sinalização de trânsito, entre outras imprudências.

Para a prefeita Célia Rocha, o governo do Estado decidir em lançar o Plano de Segurança Viária de Alagoas em Arapiraca é orgulho e sinal de muita responsabilidade para promover uma série de ações educativas e transformar a conduta das pessoas que infringem às leis do trânsito.

"Fico muito honrada em receber em nossa cidade a equipe do Detran de Alagoas para lançar este plano com a certeza de temos nos empenhado muito com as ações educativas realizadas pela SMTT neste meu governo. Mas, sabemos que temos que fazermos muito mais e o desafio de diminuir a violência no trânsito só poderá ser possível com uma parceria efetiva. É isso que vamos concretizar ainda mais neste lançamento", avaliou Célia Rocha.

O diretor do Detran de Alagoas comunga da mesma ideia e ressalta o empenho dos órgãos envolvidos na luta para transformar as estatísticas sangrentas nas estradas do estado.

"Temos que cada vez mais reforçarmos a sinergia do trabalho em parceria no sentido de educarmos os condutores e salvar vidas com a redução de acidentes. É um trabalho que depende de uma cadeia de parceiros envolvidos e comprometidos com esta causa", destacou Antônio Carlos.

Mesa redonda sobre acidentes

Na ocasião do lançamento aqui em Arapiraca nesta quinta-feira (5) e em Maceió na sexta-feira (6), será realizada uma mesa redonda para debater o tema "Causas e Consequências dos Acidentes de Trânsito" com representantes do Ministério da Saúde, além de professores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

O titular da SMTT de Arapiraca, Ricardo Teófilo, destacou a importância de encontros como este que fortalecem o debate sobre as questões cruciais de violência e acidentes de trânsito entre as autoridades do setor para que os resultados possam ser alcançados por toda a sociedade.

"Educação para o trânsito é um desafio diário e implacável pelos órgãos de trânsito e que tem que ser assimilado pela sociedade para que, juntos, possamos promover a paz nas vias públicas urbana, rural e especificamente nas rodovias estaduais e federais do nosso estado", alertou Ricardo Teófilo.

O Departamento de Educação para o Trânsito da SMTT de Arapiraca (DET) está engajado em ações educativas desde 2013 para enfatizar a década mundial de ações de segurança que compreendem os anos de 2011 a 2020.

"São atitudes simples e de respeito a si próprio e ao outro que se evita acidentes no trânsito, a exemplo de usar o capacete para a própria segurança, assim como o cinto de segurança, ligar a seta para sinalizar a direção determinada pelo condutor, entre outros fatores primordiais para salvar vidas", enumerou Ricardo Teófilo.