Agreste

Após ter vaga usurpada por candidato do PMDB, vereadora toma posse em Igaci

Por Erick Balbino 26/04/2016 12h12
Após ter vaga usurpada por candidato do PMDB, vereadora toma posse em Igaci
- Foto: Cortesia

Seis meses após ter sua vaga na Câmara Municipal de Igaci usurpada por um candidato de outro partido, a vereadora Josefa Cícera Rocha Nascimento (PRB), mais conhecida como Zezé, tomou posse, nessa segunda-feira (25), no cargo que era seu de direito.

Na última eleição municipal, realizada em 2012, Zezé foi eleita como segunda suplente do PRB, mas como o primeiro suplente, Edson Torres, deixou a legenda e filiou-se ao PMDB, ela seria a próxima a sentar em uma cadeira da Câmara.

O problema é que com a morte do parlamentar Lindoarte Ferreira (PRB), o presidente da Câmara de Igaci, Remi Constantino da Silva (PMN) deu posse a Edson Torres, que não era mais primeiro suplente. Este permaneceu no cargo por seis meses.

Através da resolução nº 22.580/2007 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entende-se que a vaga pertence ao partido e não ao candidato eleito, portanto após a mudança partidária,  Edson Torres perdeu todos os direitos à vaga.

Na época, a equipe de reportagem do Portal 7 Segundos entrevistou o Chefe de Cartório da 42ª Zona Eleitoral, Tadeu Barreira Lages, e ele informou que a posse só poderia ter sido realizada mediante apresentação do diploma do candidato e que o uso de um certificado é considerado ilegal.

Como a Câmara de Igaci se negou a dar posse a Zezé, ela entrou com uma ação junto ao Ministério Público Estadual e conseguiu sair vitoriosa.

Nesta quarta-feira (26), ela participará da primeira sessão como vereadora da cidade.

Em entrevista ao Portal 7 Segundos, um dos adovogados responsáveis pela causa, Antônio Amaral, informou que está analisando todo o processo, mas tudo indica que vai dar entrada em uma representação junto ao MPE contra o presidente da Câmara, que pode responder por improbidade administrativa.

Além disso, a defesa de Zezé deve solicitar, ainda, o pagamento retroativo ao tempo em que deveria estar atuando como vereadora pela cidade.