Alagoas

Campanha de vacinação contra a influenza é iniciada em Alagoas

Por 7 Segundos com Agência Alagoas 25/04/2016 15h03
Campanha de vacinação contra a influenza é iniciada em Alagoas

A Campanha de Vacinação contra a Influenza foi iniciada nesta segunda-feira (25). As vacinas estão disponíveis em todos os postos de saúde do Estado de Alagoas e serão administradas até o dia 20 de maio.

De acordo com a assessora do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), Denise Castro, devem ser imunizadas as pessoas que se encaixam nos grupos considerados prioritários.

“Devem receber a vacina crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhador de saúde, idosos (a partir de 60 anos), povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos sob medida socioeducativas e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis”, listou a assessora.

A gerente ressaltou que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) já realizou a distribuição das doses para as centrais de Penedo, Arapiraca, Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema, que realizarão o repasse para os municípios. “No caso da capital e das cidades que fazem parte de seu entorno, a distribuição é feita diretamente pela Sesau”, informou Denise.

A assessora ressaltou que, além dos postos de saúde, a imunização estará disponível em locais estratégicos de Maceió. “A prefeitura irá montar estruturas especiais nos shoppings Maceió, na Jatiúca, Parque Shopping, em Cruz das Almas, e Pátio Maceió, no Benedito Bentes, além do Hiper Bompreço, na Gruta, e o supermercado Super Giro, no bairro do Trapiche”, detalhou Denise.

A assessora ressaltou que Alagoas recebeu uma quantidade de vacinas dentro dos padrões e está preparado para garantir a imunização da população. “As pessoas podem se dirigir aos pontos de vacinação com tranquilidade. Não existe necessidade para tumultos ou pânico, nossos técnicos municipais e estaduais estão preparados para atender os alagoanos garantindo a saúde e bem-estar de todos”, reforçou Denise.

A vacina enviada pelo Ministério da Saúde é do tipo tri valente e protege contra as cepas H1N1, H3N2 e influenza B.