Sertão

Startup Weekend vai unir tecnologia e empreendedorismo no sertão alagoano

Por Redação com Ascom Ufal 22/04/2016 18h06
Startup Weekend vai unir tecnologia e empreendedorismo no sertão alagoano
Evento será realizado pela primeira vez em Delmiro Gouveia - Foto: Divulgação

Um final de semana de muito trabalho e criatividade vai acontecer nos dias 22 a 24 de abril, em Delmiro Gouveia. Trata-se do Startup Weekend, uma rede global de líderes e empreendedores de alto impacto com a missão de inspirar, educar e dar suporte a indivíduos, equipes e comunidades.

É um evento, mantido pela Techstars, que já teve edições em mais de 932 cidades ao redor do mundo e mais de três mil empresas já foram criadas a partir de ideias sugeridas em eventos Startup Weekends realizados em mais de 134 países.

Fundada em julho de 2007, em Boulder, Colorado, por Andrew Hyde, o Startup Weekend reuniu 70 empresários para tentar criar uma startup em apenas 54 horas. O modelo expandiu rapidamente para cidades ao redor do mundo. Em janeiro de 2010, Marc Nager e Clint Nelsen assumiu a propriedade total e registrou a organização como sem fins lucrativos.

É a primeira vez que o Startup Weekend acontecerá em Delmiro Gouveia-AL, com o apoio da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Sebrae, Ifal e Secretaria Estadual de Ciência Tecnologia e Inovação.

Aprogramação começa com a apresentação de ideias para novas startups. Depois disso, times são formados entorno das ideias mais votadas pelos participantes. A partir de então, começa a corrida para a criação de startups e seus produtos minimamente viáveis em apenas 54 horas.

Ao longo dos três dias de trabalho, os participantes são encorajados a ter boas ideias, validá-las, construir o modelo de negócios, desenvolver um protótipo e realizar uma apresentação para uma banca avaliadora. Para isso, os participantes receberão mentorias e suporte de profissionais de diversas especialidades e de diversas regiões do Brasil, voltadas para tecnologia e negócios.

"Participar como mentor em um Startup Weekend é uma troca de experiências e de boas energias", comenta Fabrício Batista, de Brasília, que já foi um participante e hoje é mentor voluntário.

Na organização Startup Weekend Delmiro Gouveia estão envolvidos também professores e empreendedores da região. "Enxergamos o evento como uma forma de devolver a sociedade em tudo que absorvemos de conhecimento através da rede de voluntários. O objetivo é promover o empreendedorismo na região, fortalecendo o networking entre pessoas de diversas áreas.

Para isso, contaremos com a participação de mais de cem pessoas, entre elas estudantes, profissionais, mentores, jurados, empreendedores e muito mais. Não tem temática específica e por isso pode abranger todos os cursos da Ufal do Campus do Sertão", disse Dalgoberto Miquilino, mestre em Modelagem Computacional do Conhecimento e professor do Instituto de Computação da Ufal.

Apesar de ser a primeira vez que o Startup Weekend acontece no sertão alagoano, estudantes do Campus do Sertão da Ufal já participaram de edições do evento em outras localidades. "Nas últimas edições da Startup Weekend em Alagoas, em 2014 e 2015, integrantes do Campus do Sertão ficaram entre os três primeiros colocados. Isto mostra que o Sertão tem percebido a importância do empreendedorismo e inovação como forma de alavancar a carreira e a profissão", destaca Dalgoberto Miquilino.

Para mais informações, é só acessar a página do evento no Facebook ou o site do Startup Weekend.

Para detalhes sobre as inscrições, clique aqui.