Alagoas

Judiciário entrega mais de 200 armas para o Exército em Alagoas destruir

Por 7 Segundos com assessoria 20/04/2016 14h02
Judiciário entrega mais de 200 armas para o Exército em Alagoas destruir
- Foto: Caio Loureiro / Assessoria TJ

O Poder Judiciário de Alagoas, por meio da Corregedoria-Geral da Justiça realizou, nesta quarta-feira (20), mais uma entrega de armas ao 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, garantindo que o armamento, utilizado em ações ilícitas e vinculado a processos criminais, não retorne às ruas e tenha a correta destinação, de acordo com recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Foram entregues 209 armas, entre revólveres, espingardas e pistolas, que devem ser destruídas.

O juiz auxiliar da Corregedoria Antonio Bittencourt lembrou que a entrega das armas, que estavam no Centro de Custódia de Armas e Munições aguardando liberação, está prevista no Estatuto do Desarmamento.

"A lei federal 10.826 se refere ao registro, posse e comercialização de armas de fogo. Quando o processo relacionado a essas armas está com trânsito em julgado, elas podem ser tiradas definitivamente de circulação", explicou Bittencourt.

As armas foram recebidas simbolicamente pelo capitão Muller, comandante de serviço do Setor de produtos controlados do Exército.

"Quando as armas chegam ao paiol é verificado o calibre e o número do registro, que é retirado do sistema em caso de destruição", disse Muller.

Acompanharam a entrega das armas, o coordenador do Centro de Custódia de Armas e Munições, Nelson Brandão, o sargento J. Oliveira e o cabo Cosmo.