Arapiraca

Defesa Civil de Arapiraca entrega circular para garantir segurança em academias

Por 7 Segundos 19/04/2016 14h02
Defesa Civil de Arapiraca entrega circular para garantir segurança em academias
- Foto: Josival Meneses / 7 Segundos

A Defesa Civil Municipal de Arapiraca começou a distribuir uma circular às academias de exercícios físicos, nesta terça-feira (19), para orientar os proprietários sobre a segurança do prédio e evitar qualquer tipo de acidente.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Diego Richard Amorim, Arapiraca tem quase 50 academias e a maioria delas funciona em prédios antigos, que não têm nehum tipo de vistoria por um profissional de engenharia ou até mesmo pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (CREA-AL).

"Vamos entregar o documento nas academias para que os proprietários contratem um profissional habilitado para vistoriar o prédio e faça um parecer técnico e nos entregue no prazo de 30 dias", afirmou Diego Amorim.

No documento, há a exigência de que a vistoria apresente um parecer técnico com ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) emitido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

Ele disse ainda que a academia que não se adequar às normas de segurança do prédio, para garantir a integridade dos clientes, o estabelecimento comercial será interditado e fechado de imediato.

Ainda de acordo com o coordenador, quando há vistoria da Defesa Civil Municipal e de outros órgãos ligados a esse setor, há dificuldade para identificar falhas na estrutura dos imóveis porque a maioria das academias reveste o teto com PVC , gesso e outros materiais.

Acidente em academia

A vistoria da Defesa Civil será intensificada em Arapiraca depois do acidente que aconteceu em uma academia, no bairro Brasília, quando o teto em PVC desabou devido às chuvas que caíram na madrugada da quinta-feira (14).

" Ainda bem que não houve vítimas nesse acidente, mas ele serviu para que todos fiquem alerta sobre esse possibilidade já que as chuvas de inverno vão chegar nos próximos meses", observou o coordenador.

Diego Richard Amorim frisou que uma das recomendações da circular é a ART e que se algum proprietário tiver dificuldades em fazer o parecer técnico, a Defesa Civil Muncipal vai orientá-lo e garantir que todo o processo seja feito dentro do prazo estabelecido e até mesmo estendê-lo.

Veja vídeo sobre o trabalho da equipe da Defesa Civil de Arapiraca nas academias: