Alagoas

Inventário Nacional fará mapeamento de floresta alagoana

Por Redação com Agência Alagoas 18/04/2016 16h04
Inventário Nacional fará mapeamento de floresta alagoana
IFB irá mapear os recursos florestais do Brasil, começando por Alagoas - Foto: Neno Canuto

O Herbário MAC, do Instituto do Meio Ambiente (IMA), irá receber pesquisadores, biólogos e engenheiros florestais nesta terça-feira (19), para uma oficina sobre o Inventário Florestal Nacional (IFN). O evento acontecerá às 9h, no auditório do IMA, localizado no bairro do Mutange.

O IFN tem como objetivo levantar informações sobre os recursos florestais do Brasil, de forma sistematizada e periódica. O Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão do Ministério do Meio Ambiente (MMA), iniciará o IFN em Alagoas, em parceria com o IMA.

A coleta de dados de campo ocorrerá em diversos pontos do Estado, distribuídos sistematicamente. “Serão coletados dados de vegetação, incluindo a identificação das espécies arbóreas, e variáveis qualitativas e quantitativas que permitirão a caracterização do ecossistema florestal”, explicou Guilherme Gomide, consultor do SFB.

Todo o material coletado em Alagoas será depositado no Herbário MAC. “Uma equipe já está sendo treinada para fazer as coletas. Esse trabalho é fundamental porque irá ampliar o conhecimento sobre a flora alagoana”, disse Rosângela Lemos, curadora do Herbário do IMA.

Além de fornecer indicadores da biodiversidade brasileira, as informações do Inventário servirão de base para o desenvolvimento de políticas públicas específicas para cada localidade, como programas de reflorestamento, combate à degradação e proteção do solo.

Durante as coletas, será realizado também um levantamento socioambiental com moradores do entorno, para gerar informação sobre como as comunidades e os moradores de áreas rurais percebem e utilizam os seus recursos florestais.

“Após a oficina, o próximo passo, provavelmente já em maio, é começar as coletas nos pontos pré-definidos. A previsão é de um ano pra terminar todo o processo”, disse Rosângela Lemos.