Maceió

Segurança Pública e movimentos traçam estratégias para manifestações do impeachment

Por Ludmila Calheiros 15/04/2016 15h03

Domingo (17) é dia de votação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. E por isso dois grandes atos contra e pró impeachment vão acontecer na orla de Maceió. A expectativa é que milhares de pessoas tomem conta de dois pontos da orla. Próximo ao Iate Clube Pajuçara estarão os manifestantes contra o impeachment. A concentração se inicia às 10h, o encerramento depende da hora em que a votação terminar e principalmente do resultado. No Alagoinha estará o Movimento Brasil, a favor do impeachment. A ato começa um pouco mais tarde, a partir das 13h, também sem horário para terminar. Isso porque um dos grupos deve se manifestar com um tempo maior, comemorando o resultado da votação. Para atender a demanda dos manifestantes e manter a ordem a Secretaria de Segurança Pública convocou nesta sexta-feira (15) representantes dos movimentos, das polícias Militar e Civil, Força Nacional e Corpo de Bombeiros.

“É preciso se ter em mente que um ato que luta pela democracia tem que ser democrático e respeitar o direto a manifestação. Nosso objetivo é fazer essa força conjunta conseguir manter a ordem na chegada, durante a manifestação e na dispersão. Orientamos os grupos a tomarem caminhos opostos no final da manifestação, vamos ter uma equipe cobrindo os dois pontos mais não podemos escoltar ninguém no caminho de casa, isso seria inviável. Contamos com os coordenadores dos movimentos que se comprometeram a divulgar no sistema de som as orientações para todos os manifestantes”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Lima Júnior.

Ao total, 311 militares e 19 viaturas farão a segurança durante as manifestações. Pela manhã os trabalhos ficarão a cargo somente das unidades motorizadas. A tarde haverá o reforço a pé. As câmeras de vídeo monitoramento ajudaram nas ações da polícia. Uma unidade móvel da Polícia Civil estará entre os pontos de manifestação para que seja feito o registro imediato de qualquer ocorrência. O Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Marcos Sampaio, ainda ressalta o que será proibido durante as manifestações.


“A gente acompanha as informações da chegada de caravanas do interior, muitos trabalhadores do campo virão, mas é preciso atenção para que os instrumentos de trabalho não sejam trazidos para os atos. Para quem já vai estar em Maceió também é preciso cuidado no que vai ser levado para a manifestação. Vamos evitar qualquer tipo de material que possa ser utilizado em agressões. Mochilas serão revistadas e fica terminantemente proibido cobrir o rosto”, finalizou.

Os representantes dos dois movimentos concordaram com tudo que foi exposto na reunião. E esperam que os atos ocorram de forma pacífica durante todo o dia.

“Não sabemos precisar quantas pessoas virão, mas todas serão orientadas pelos carros de som. Nossa expectativa é a melhor possível, como em todas as outras que organizamos. Sempre terminamos os atos sem nenhuma ocorrência”, explicou Marcelo Tavares, coordenador do Movimento Brasil.

“É impossível afirmar quantas pessoas estarão na nossa mobilização. Temos caravanas vindos de todo o estado. Será com certeza o nosso maior ato. Vamos todos lutar pela democracia. Esperamos o melhor resultados e aproveitamos para reforçar a convocação”, ressaltou Rilda Alves, presidente da Central Única dos Trabalhadores.