Agreste

Governo anuncia instalação de 60 câmeras de videomonitoramento em Arapiraca

Equipamentos com leitura OCR serão implantados a partir do segundo semestre deste ano

Por Redação com Agência Alagoas 14/04/2016 17h05
Governo anuncia instalação de 60 câmeras de videomonitoramento em Arapiraca
Serão instaladas 60 câmeras para o videomonitoramento nas principais ruas, avenidas e lugares estratégicos do município - Foto: Dárcio Monteiro

Em reunião ocorrida no início da tarde desta quinta-feira (14), no Centro Administrativo Municipal de Arapiraca, o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AL), Antônio Carlos Gouveia, anunciou para a prefeita Célia Rocha a instalação de 60 câmeras para o videomonitoramento nas principais ruas, avenidas e lugares estratégicos do município.

Durante o encontro, que também contou com a presença do superintendente da SMTT, Ricardo Teófilo, e o coordenador operacional do Detran-AL, José Willames, e o coordenador jurídico Carlos Roberto Melro, ficou garantido que as 60 câmeras serão de alta tecnologia, no padrão OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres).

De acordo com o diretor-presidente do Detran-AL, Antônio Carlos Gouveia, com a utilização do reconhecimento óptico, os agentes de fiscalização otimizam as abordagens, identificando possíveis infratores e ainda fortalece o trabalho na área da segurança pública.

Gouveia disse, ainda, que o dispositivo tecnológico realiza a leitura dos caracteres nas placas dos veículos e acessa a base de dados, verificando se o carro apresenta alguma pendência, queixa de roubo ou outras irregularidades. A previsão do Detran é que os equipamentos sejam instalados no início do segundo semestre deste ano em Arapiraca.

Ainda durante a reunião, ficou definido que na primeira semana de maio será lançada, com a presença do governador Renan Filho e do vice-governador Luciano Barbosa, a campanha “Maio Amarelo”.

A campanha ocorre em todo o mundo e serve para alertar os motoristas sobre a responsabilidade no trânsito, como forma de evitar mortes e vítimas mutiladas.

Ferros-velhos

Outra parceria entre prefeitura e Detran-AL será com a realização de uma audiência pública com os empresários e donos de ferros-velhos. Gouveia revelou que a audiência pública deve ocorrer no início do mês de maio, em Arapiraca, e contará com a presença da Polícia Federal (PF). Ministério Público Estadual (MPE-AL) Delegacia de Roubos e Furtos, SMTT e Instituto do Meio Ambiente (IMA), entre outros órgãos e entidades representativas da sociedade.

“Já começamos esse trabalho em Maceió, e como a determinação do governador Renan Filho é sempre ouvir a sociedade e traçar planos conjuntos para o bem de toda a coletividade”, destacou Gouveia.

Ele adiantou que, em parceria com a Prefeitura de Arapiraca, o Governo de Alagoas também vai construir uma banca examinadora em terreno fechado, com câmeras de segurança, a exemplo do que é feito em Maceió.

A construção da banca examinadora do Detran será viabilizada em terreno localizado às margens da Rodovia AL-110, nas imediações do Clube do Servidor de Arapiraca.

A prefeita de Arapiraca destacou, mais uma vez, o fortalecimento da parceria com o Governo de Alagoas. “Até agora, todos os nossos pleitos e demandas estão sendo atendidos em todas as áreas. É muito gratificante saber que o povo de Arapiraca pode contar com esse trabalho conjunto que está trazendo bons frutos para o nosso município e região”, afirmou Célia Rocha.