Arapiraca

Prazo para alistamento e pendência eleitoral vai até o dia 4 de maio

Por 7 Segundos 14/04/2016 16h04

O chefe do Cartório Eleitoral de Arapiraca, Alberto Alencar, alerta para o prazo de pendências eleitorais que vão até o dia quatro de maio. Tirar o título de eleitor ou simplesmente transferir a seção eleitoral são alguns dos serviços mais procurados na 22ª Zona Eleitoral.

Segundo maior colégio eleitoral de Alagoas, Arapiraca tem hoje 83.972 eleitores. Todos os dias longas filas se formam para a regularização dos serviços eleitorais na Capital do Agreste.

O Cartório Eleitoral fica na Rua Gervásio de Oliveira Lima, 147, no bairro Novo Horizonte, e funciona das 7h30 da manhã até 13h30 da tarde, diariamente de segunda-feira a sexta-feira.

Alberto Alencar recomenda aos eleitores, principalmente aos jovens de 16 a 18 anos de idade, que vão tirar o título pela primeira vez, que se atencipem e não deixem para última hora.

"É importante que os eleitores providenciem logo a regularização eleitoral porque pode acontecer de não conseguir a regularização se deixar para última hora", disse o chefe da 22º Zona Eleitoral.

Ele afirmou que a documentação necessária para tirar o título e também para quem teve o título cancelado é um documento oficial com foto, comprovante de residência recente.

"Para os homens acima de 18 anos a Justiça Eleitoral exige o certificado de alistamento militar", avisou Alberto Alencar.

É necessário levar a original e a cópia de cada documento. Já para quem for fazer a transferência do local de votação, ou seja, de seção eleitoral, é necessário apresentar comprovante de residência de três meses da recente moradia.

Essas medidas valem desde o recadastramento eleitoral de 2012.

Eleitorado

O alistamento eleitoral é obrigatório para pessoas com idade de 18 a 70 anos. E facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e para maiores de 16 anos e menores de 18 anos.

As eleições desta ano de 2016 serão para prefeito, vice-prefeito e vereadores. O primeiro turno vai acontecer no dia 2 de outubro e o segundo turno vai ocorrer no dia 30 de outubro.

Veja o vídeo que o Tribunal Superior Eleitoral preparou para alertar a população brasileira sobre o último dia do prazo para o alistamento eleitoral.