Agreste

Cepram concede licença prévia para instalação de CTR no agreste

Por Redação com Agência Alagoas 12/04/2016 20h08
Cepram concede licença prévia para instalação de CTR no agreste
Local selecionado encontra-se a 15,2 km de Arapiraca com acesso pelas rodovias AL-220 e 215, e trata-se de uma área de 81 hectares com vida útil de 20 anos. - Foto: Ilustrativa

Em breve, os municípios da região do agreste alagoano terão uma alternativa que funciona dentro do que prevê as normas técnicas e ambientais para o descarte de lixo.

Em reunião ordinária do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram), que aconteceu na manhã desta terça-feira (12), foi aprovada a licença prévia para a instalação de uma Central de Tratamento de Resíduos (CTR) na região entre os municípios de Arapiraca e Craíbas.

O local selecionado encontra-se a 15,2 km de Arapiraca com acesso pelas rodovias AL-220 e 215, e trata-se de uma área de 81 hectares com vida útil de 20 anos. A CTR irá receber resíduos sólidos Classe II, que são os lixos domiciliares e comerciais, e também resíduos de Classe II-B, que são da construção civil.

Em audiência pública na câmara municipal de Craibas, que aconteceu em março deste ano, João Batista, Gerente de Operação da Alagoas Ambiental, apresentou o projeto que se encontra dentro dos padrões exigidos pela lei. “O desafio é acabar com os lixões a céu aberto”, afirmou o gerente.

Ainda de acordo com o gerente, só o município de Arapiraca produz diariamente 540 toneladas de lixo que não encontram o tratamento necessário. Ermi Ferrari, gerente de Monitoramento e Fiscalização do IMA, disse que a disposição inadequada dos resíduos, sem qualquer iniciativa para tratamento, é irregular, segundo a lei de crimes ambientais.

A exemplo do que aconteceu no município de Pilar, onde a Alagoas Ambiental também implantou uma CTR, a ideia é que, com a chegada da central, os municípios possam direcionar seus lixos evitando o descarte em lugares inapropriados.