Maceió

Agendamento eletrônico para identidade atinge marca de 15%

Por Redação com Agência Alagoas 12/04/2016 17h05

O estudante Adaílson Messias, 24 anos, foi ao centro da capital resolver assuntos particulares e aproveitou o tempo livre para buscar informações no Instituto de Identificação de como tirar a segunda via da RG. Ao ficar ciente da documentação necessária, ele foi avisado que poderia agendar pela internet o seu atendimento através da página www.agendamento.seds.al.gov.br.

Criado em 2015, o sistema online do Instituto de Identificação permite ao cidadão, por meio de qualquer computador, celular ou tablet conectado à internet, escolher o dia e a hora para ser atendido pelo órgão. Ao saber da novidade, Messias não pensou duas vezes e, ali mesmo, do seu celular, fez o seu agendamento.

Como o estudante, várias outras pessoas têm optado por fazer a marcação do serviço de solicitação da 1ª e 2ª via da carteira de identidade pela internet. O serviço oferecido pelo www.agendamento.seds.al.gov.br já representa 15% do número de atendimentos nas três unidades do Instituto de Identificação de Alagoas que realizam essa recepção especializada.

De acordo com Madalena Cardoso, chefe do órgão, o sucesso do agendamento eletrônico está na facilidade do acesso à internet e na praticidade do manuseio do sistema pelas pessoas que procuram o serviço. “O agendamento eletrônico permite tanto ao usuário como aos nossos servidores um melhor planejamento para o atendimento. Com isso, observamos uma diminuição de filas de espera nos postos”, afirmou a chefe do Instituto de Identificação.

No início, o agendamento eletrônico era feito apenas para a sede do Instituto de Identificação, mas, logo em seguida, o serviço foi ampliado para as unidades do Já Farol e Já Maceió Shopping. Diante do aumento da quantidade de atendimento nesta modalidade online, a Perícia Oficial do Estado estuda juntamente com a empresa Montreal responsável pelo controle do serviço aumentar o número de postos que façam agendamento eletrônico.