Agreste

Sem receber salários, médicos que atendem na UPA de Palmeira dos Índios entram em greve

Por 7 Segundos 09/04/2016 12h12
Sem receber salários, médicos que atendem na UPA de Palmeira dos Índios entram em greve
- Foto: Arquivo / 7 Segundos

Médicos que atendem a população na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Palmeira dos Índios estão sem receber os salários de janeiro, fevereiro e março. Por esta razão eles decidiram entrar em greve e apenas 30% do atendimento está funcionando. A falta de repasse  por parte da Prefeitura de Palmeira dos Índios já chega a R$ 2,5 milhões.

Nessa sexta-feira (8), o vereador Júlio Cezar (PSDB), que já mencionou a situação no plenário da Câmara Municipal de Palmeira dos Índios, foi às ruas da cidade em um carro de som para chamar a atenção da prefeitura e alertar a população em geral.

"A saúde de Palmeira dos Índios está vivendo um descaso público e o Estado confirmou que o Ministério da Saúde repassou os recursos dos meses de janeiro, fevereiro e março e até agora a prefeitura não repassou para os médicos", denunciou Júlio Cezar.

Calamidade pública

Segundo o vereador a falta de repasse já chega a R$ 2,5 milhões, o que levou a UPA a atrasar quatro meses de salário dos médicos.

"Estamos vivendo uma calamidade pública com essa situação e a população já estava sofrendo e agora vai morrer", desabafou o vereador.

Júlio Cezar afirmou que a UPA atende a dez municípios da microrregião de Palmeira dos Índios e essa situação só vai agravar o atendimento de toda essa população.

"Já recorri ao governador Renan Filho para fazer uma intervenção na saúde de Palmeira e mandar alguém de confiança para cá, além de recorrer também ao Ministério Público Estadual", afirmou ele.

O Portal 7 Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Palmeir dos Índios, que é a responsável pela manutenção da UPA, e foi informado de que o problema será regularizado em breve e que o Instituto responsável está em diálogo com os médicos pra resolver e ampliar os atendimentos.

A Upa de Palmeira foi inaugurada em abril de 2014 e é responsável pelo atendimento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de oito municípios da 7ª Região de Saúde, totalizando quase 153 mil alagoanos.