Política

Vereadores solicitam que ortopedia do Chama não seja desativada

Por Claudio Roberto 06/04/2016 08h08

A Câmara Municipal de Arapiraca realizou na noite desta terça-feira (5), sob à presidência do vereador Márcio Marques (PSL), sua sessão ordinária.

A vereadora Gilvania Barros, parabenizou a Diocese de Penedo, em nome de Dom Valério Breda e todos os padres de Alagoas, pelos cem anos de fundação, completados no último dia 3 deste mês.

De acordo com Gilvania Barros, ao longo de toda a sua existência, a Diocese de Penedo, que foi criada em 1916, pelo Papa Bento XII, contribuiu com a evangelização de uma população católica bastante intensa em todo o estado de Alagoas.

A vereadora Aurélia Fernandes, está cobrando das secretarias municipais de Assistência Social e Obras e Infraestrutura a conclusão das obras do CRAS da Primavera, que segundo ela, está inacabada há mais de um ano e tinha o previsão de conclusão para janeiro deste ano.

Ela também disse esperar uma maior atenção por parte da secretaria municipal de Saúde, que não permita que a ortopedia do Hospital Chama, que já foi referência em todo o estado de Alagoas, deixe de atender por falta de recursos.

Ela lembrou, que pelo acordo entre a secretaria Estadual de Saúde e o Chama, seriam repassados mensalmente cerca de 70 mil reais e só estavam repassando cerca de 6 mil reais, o que no seu entender é insignificante para o trabalho realizado pelo hospital nesse setor.

O vereador Josias Albuquerque, informou que todas as perícias paradas no INSS, que chegam a casa de mil, serão feitas a partir deste mês de abril, já a partir do dia 9, se repetindo no dia 23 e encerrando no dia 30, para suprir a demanda com a greve dos funcionários do órgão que durou vários dias.

Ele disse, que isso só foi possível, graças a um entendimento entre os médicos, a gerência em Arapiraca e a direção no estado de Alagoas.

O vereador Roninho, que retornou na noite de ontem, depois de permanecer afastado por 30dias devido a um acidente automobilístico, agradeceu as orações do povo arapiraquense pelo seu restabelecimento.

Ele também lamentou que a saúde pública em todo o estado de Alagoas, principalmente o atendimento pelo SUS, penalize a uma população que diariamente precisa dos serviços e que agoniza nas filas a espera de um atendimento adequado.

A Professora Graça, lamentou que o Hospital Chama possa encerrar o serviço de atendimento de ortopedia. Segundo ela, não será apenas a população de Arapiraca que será prejudicada, mas de toda a Região do Agreste e disse que é preciso que se forme uma comissão der vereadores para ir até a secretaria estadual de Saúde, ou mesmo ao governador Renan Filho, pedir uma explicação.

O vereador Moisés Machado, cobrou da prefeitura de Arapiraca, uma explicação de quem é o responsável com a demora na entrega das casas.

De acordo com ele, a população ao cobrar uma explicação, ouve afirmações dando conta de que é a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, porém, é preciso que haja uma explicação mais adequada de quem é o responsável e cobrou da secretaria municipal de Assistência Social, uma posição de quem realmente é o responsável.