Tecnologia

Museu do Videogame chega ao Recife com mais de 250 consoles -

Por NE 04/04/2016 06h06
Museu do Videogame chega ao Recife com mais de 250 consoles -
- Foto: Mariana Campello

Pela segunda vez, o Museu do Videogame Itinerante aporta no Recife trazendo mais de 250 consoles e 44 anos de história. No espaço, aberto neste domingo (3), gamers e curiosos podem experimentar diversas atrações como o cockpit de carro de corrida, se soltar na dança com o Just Dance, relembrar os velhos tempos com os antigos jogos e verificar o que tem de mais novo no mercado de games. O museu fica em exposição até o dia 24 de abril, na praça de eventos do Shopping Recife (na quinta etapa), na Zona Sul da cidade, e tem entrada gratuita.

Quem resolveu dar um pulinho por lá com a família foi Amaro José, 42 anos, que levou seus filhos para jogar uma partidinha no Super Nintendo. “É bastante interessante o museu, é minha primeira vez aqui e estou amando. Lembra muito minha infância esses jogos”, contou o pai de Isabela Melo, 6, e Amaro Neto, 16.

Outra que trouxe os filhos para conhecer o projeto foi a pedagoga Natália Barbosa, 33, que também visita o local pela primeira vez. “Estou adorando, deixei o marido na loja e vim jogar com eles (os filhos). Quando eu era criança passava o dia jogando Pac-Man e Sony com meus primos e agora estou apresentando esses jogos para os meninos, apesar deles gostarem mais dos lançamentos”.

Há pessoas que amam tanto os personagens dos games que até se inspiram neles na hora de se vestir. É o caso de André Fava, 31, que escolheu o personagem de Assassin’s Creed IV: Black Flag para ir ao evento. “Faço cosplay dele há dois anos e admiro muito esse estilo”.

Também fãs de Assassin’s Creed, o casal Bruno Ramos, 25, e Karen Arata, 21, estão curtindo pela segunda vez o museu. “Nós viemos ano passado e foi incrível. Resolvemos voltar”, contou Bruno. “O espaço é interessante, o que mais chama atenção são os consoles antigos, o meu favorito é o Gamecube”, falou Karen.

O criador do Museu do Videogame Itinerante foi o jornalista de tecnologia sul-mato-grossense Cleidson Lima. “O museu passou por mais de 10 cidades e teve quatro milhões de visitantes. Também representamos o Brasil em um evento na França pelo estilo inovador do projeto. Cada cidade é um clima diferente. No Recife, o pessoal gosta muito mais dos jogos de dança.

A cidade é bastante receptiva e tem um viés tecnológico grande, com o Porto Digital”.