Arapiraca

Prefeitura prioriza acessibilidade e instala botoeira para deficientes visuais

Por 7 Segundos com assessoria 04/04/2016 11h11
Prefeitura prioriza acessibilidade e instala botoeira para deficientes visuais
- Foto: Assessoria

Acessibilidade no trânsito de Arapiraca. Esta é uma causa que a Prefeitura de Arapiraca prioriza na gestão da prefeita Célia Rocha e do vice-prefeito Yale Fernandes. Diversas ações já foram feitas na cidade. A partir desta segunda-feira (4) o semáforo de pedestres, na Praça Manoel André, terá uma nova botoeira sonora para deficientes visuais.

Como parte do Plano Municipal de Circulação, Mobilidade e Acessibilidade Urbana, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) instalou a botoeira sonora, com leitura em Braille, no semáforo da Praça Manoel André, em frente ao Restaurante Popular Jerimum.

"A acessibilidade é uma realizada nas cidades brasileiras e Arapiraca precisa avançar ainda mais nessa questão tão importante para a inclusão da população que tem algum tipo de deficiência", reconheceu Célia Rocha.

Numa placa de metal está escrito na linguagem dos cegos: "Pressione o botão por três segundos e só atravesse após ouvir o sinal sonoro".

O sinal sonoro garante uma travessia segura para deficientes visuais ativo por 12 segundos com uma margem de tolerância de oito segundos, totalizando 20 segundos de travessia até que o sinal verde fique liberado para a travessia dos veículos.

José dos Santos, deficiente visual, foi um dos primeiros arapiraquenses cegos a testar a travessia na Praça Manoel André. Ele se sentiu mais seguro ao atravessar a rua sem depender de outra pessoa, apenas do sinal sonoro.

"Gostei muito dessa nova botoeira e espero que a prefeitura instale outras iguais a esta em pontos diferentes da cidade", disse José dos Santos.

Estacionamentos, rampas e semáforos

O superintendente da SMTT, Ricardo Teófilo, ressaltou a instalação, desde abril de 2014, de estacionamentos para deficientes físicos e idosos como parte do Plano Municipal de Circulação, Mobilidade e Acessibilidade Urbana de Arapiraca.

"É um trabalho de inclusão social determinado pela prefeita Célia Rocha e que tem contribuído para a inclusão social no município, beneficiando a população deficiente e idosa da cidade. Essa botoeira já existia e estamos melhorando o sistema de sinalização".

Hoje, Arapiraca conta com mais de 20 estacionamentos exclusivos para portadores de necessidades especiais e idosos, rampas para cadeirantes e semáforos sonoros para deficientes visuais. 

A botoeira no semáforo da Praça Manoel André foi instalada pela equipe do Departamento de Trânsito (DT) da SMTT. Responsável também pelo semáforo sonoro na Rua Expedicionários Brasileiros para a travessia dos usuários do Centro de Medicina Física e Reabilitação de Arapiraca (Cemfra).