Educação

Escola Santa Catarina realiza ação em combate a exclusão social

Por 7 Segundos 04/04/2016 09h09
Escola Santa Catarina realiza ação em combate a exclusão social
- Foto: Josival Meneses/ 7 Segundos

Exclusão social é um dos males que assola a sociedade e causa danos graves para os que estão passivos ao problema. Pensando nisso, professores, funcionários e estudantes da Escola Santa Catarina, de Arapiraca, realizaram, nesse domingo (3), uma ação no Arapiraca Garden Shopping para dar mais visibilidade aos excluídos.

O projeto foi idealizado ainda no início do ano e foi abraçado de imediato pelo corpo discente.

A ação social foi comandada pelo professor Marcos Oliveira, que ministra a disciplina de história. Ele, que é cadeirante, já sofreu de perto o que é se sentir excluído.

Os estudantes se fantasiaram de monstros e se espalharam em pontos estratégicos do shopping para representar os tipos de exclusão social.

O coordenador do ensino médio, Edvaldo Carvalho, explicou que a caracterização dos estudantes serviu como metáfora para identificar a exclusão social como verdadeiros monstros.

"Foram onze personagens espalhados pelo shopping, cada um com um cartaz e representando uma exclusão diferente", disse ele.

Outros estudantes realizaram pequenas peças em outros pontos do shopping. Um dos alunos se passou por flanelinha no estacionamento, outra menina pedia sobras de comida na praça de alimentação.

"O professor Marcos também participou da ação. Ele ficou circulando pelo shopping com vários livros sobre sua cadeira de rodas e os deixava cair para ver quuais as reações das pessoas", disse Edvaldo.

No final, o grupo de estudantes e professores foi até o palco da praça de alimentação para explicar o projeto, que utilizou a música 'Raridade', do cantor Anderson Freire para representar toda a ação.