Arapiraca

Arapiraca terá "Corrida Azul" no Dia Mundial do Autismo

Por 7 Segundos 02/04/2016 08h08
Arapiraca terá 'Corrida Azul' no Dia Mundial do Autismo
- Foto: assessoria

O Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo é celebrado neste sábado (2). Em Arapiraca, uma programação especial foi realizada durante toda a semana e hoje terá a "Corrida Azul".

Organizada pela Associação Pestalozzi de Arapiraca, a “Corrida Azul”, será realizada no Bosque das Arapiracas, a partir das 15h.

A presidente da Pestalozzi, Zélia Azevedo, afirmou que a "Corrida Azul" foi uma ideia dos próprios teratpuetas da instituição.

"Este evento vai reforçar nosso compromisso com a qualidade de vida e a saúde das pessoas com autismo aqui em nossa cidade", disse Zélia Azevedo.

Segundo a jornalista Lourdes Rizzatto, que está à frente da divulgação do evento, a "Coorida Azul" tem o intuito de integrar os autistas em um ambiente saudável e promover saúde aos competidores.

Neste sábado também haverá apresentação cultural por autistas, no Arapiraca Garden Shopping.

O autismo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio neurológico que compromete a interação social, comunicação e comportamento de quem o tenha.

Conhecer, de fato, o universo de um autista é o primeiro passo para entender o caminho que eles percorrem sozinhos.

Nesta semana, houve uma programação especial com palestras, debates e atividades lúdicas no Planetário Digital Municipal e Casa da Ciência, com a participação de pais de autismos e profissionais sobre os “Primeiros Sintomas do Autismo”, “Integração Sensorial e Autismo” e “ABC do Trate”.

Em Arapiraca, há o Centro de Reabilitação e Reintegração de Crianças com Autismo, o “Espaço Trate”, referência no Brasil no atendimento dessas crianças especiais.