Sertão

Fábrica da Pedra afasta mais de 500 funcionários em Alagoas

Por 7 Segundos 01/04/2016 14h02

Um dia após o Portal 7 Segundos ter divulgado a crise financeira da Fábrica da Pedra, em Delmiro Gouveia, no Sertão de Alagoas, a empresa anunciou o corte de 586 funcionários, nesta sexta-feira (1º). A empresa ficará fechada por tempo indeterminado.

Com um débido de R$ 1 milhão com a Eletrobras, a tradicional Fábrica da Pedra, sofreu ameaça de corte de energia elétrica por não ter condições de quitar o débido com a companhia Eletrobras Distribuição Alagoas.

Com a energia elétrica cortada, as atividades foram suspensas e a direção da empresa deu férias coletivas a 250 funcionários e os demais vão ficar parados até que o débido com a Eletrobras seja regularizado.

A Fábrida da Pedra é uma das principais fontes de renda da população de Delmiro Gouveia, no setor têxtil, em que produzia matéria prima para a confecção de peças de cama, mesa e banho.

Segundo o gerente da empresa, Luiz Anhaguera Lessa, o aumento nos insumos e a alta no pagamento de impostos foram responsáveis pela crise financeira da empresa.

"Uma vez que a energia foi cortada, em vez de pagarmos a conta da energia elétrica priorizamos o pagamento dos funcionários. Depois faremos um acordo com a Eletrobras", declarou o gerente Luiz Anhaguera.

Fundação histórica

Fundada em 5 junho de 1914 pelo pioneiro da industrialização no Nordeste, Delmiro Gouveia, com o nome de "Cia Agro Fabril Mercantil", na mesma data em que comemorava o aniversário de seu fundador, na antiga Vila da Pedra, hoje município de Delmiro Gouveia.

Atualmebnte, a Fábrica da Pedra S/A produzia cerca de 1 milhão e 500 metros de tecidos ao mês, com destino ao mercado brasileiro e ao Mercosul. A empresa pertence ao Grupo Carlos Lyra.

Veja matéria publicada pelo 7 Segundos sobre a fábrica no link aqui.