Alagoas

Brinquedoteca do IML de Arapiraca recebe doações de brinquedos

Por 7 Segundos com Agência Alagoas 30/03/2016 13h01
Brinquedoteca do IML de Arapiraca recebe doações de brinquedos
- Foto: Agência Alagoas

Criada há 23 dias, a brinquedoteca do IML de Arapicara começa a receber doações para manter o local. Os primeiros a fazerem doações foram os policiais da Delegacia Regional de Arapiraca que conheceram o espaço e ficaram sensibilizados com o projeto que atende crianças vítimas de violência de 52 municípios alagoanos.

A técnica forense, Leandra Suely, responsável pela brinquedoteca, explicou que o local foi criado como melhoria no atendimento para crianças vítimas de abusos físicos e psíquicos. Ela afirma que a principal finalidade é de humanizar o acolhimento desses menores que chegam fragilizados ao IML para exames de lesão.

“Antes, a criança quando chegava não se sentia a vontade. Ela ficava misturada com as outras pessoas, que estavam no prédio também para fazer exame. Com a brinquedoteca, a criança, logo que chega, fica na sala separada. Ela entra em um mundo lúdico, onde ela pode brincar, pintar e ler livros infantis, deixando ela mais preparada para a realização do exame, diminuindo os traumas", esclareceu a técnica.

Depois de inaugurado, o espaço lúdico já atendeu 18 crianças de 0 a 12 anos de idade, sendo onze do sexo feminino e sete do sexo masculino. Três destas crianças foram vítimas de estupro por ato libidinoso, seis delas passaram por lesão corporal; e as outras nove foram abusadas sexualmente por estupro com conjunção carnal.

O espaço teve aprovação do conselho tutelar de Arapiraca, principal órgão que recebe denúncias de abuso sexual e que leva crianças para a realização dos exames no IML. De acordo com a conselheira Maria das Graças, essa era uma cobrança antiga por causa da vulnerabilidade dessas crianças e que agora virou realidade.

“É muito bom ver a alegria de uma criança ao chegar à brinquedoteca e receber um brinquedo. Participei do primeiro atendimento, fiquei encantada com a sala, e com o coração imenso de alegria e grata a diretoria do IML pelo espaço que foi de grande valor para que possamos utilizar como uma extensão do Conselho,” afirmou a conselheira.

Como todas as crianças atendidas pelo espaço sempre levam para casa um brinquedo, a brinquedoteca precisa de novas doações. Quem estiver interessado e quiser conhecer o espaço, basta passar na sede do IML de Arapiraca ou ligar para o telefone (82) 35302576.