Arapiraca

Vigilantes da Ufal e do shopping denunciam condições precárias

Por 7 Segundos 28/03/2016 12h12
Vigilantes da Ufal e do shopping denunciam condições precárias
- Foto: Cortesia

Vigilantes que trabalham nos campi da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Arapiraca, e no Arapiraca Garden Shopping, denunciaram as condições precárias no ambiente de trabalho e redução de seguranças tanto na instituição quanto no shopping da cidade.


De acordo com as denúncias repassadas ao Portal 7Segundos, os seguranças trabalham para uma empresa terceirizada a Albuquerque e Bruschi Segurança Patrimonial (AeB). Na Ufal de Arapiraca, o vigilante trabalha em guaritas insalubres com janelas quebradas, suja, sem pia, sem banheiro e sem água.

A denúncia afirma que os profissionais de segurança são obrigados a fazer as refeições em uma guarita sem as devidas condições de higiene e segurança para os vigilantes.
Além dessa situação, a denúncia revela também que são apenas cinco seguranças para monitorar toda a área do campus da universidade em Arapiraca.

Sobre a questão salarial, os vigilantes afirmam que há seis meses a empresa AeB tem pago o salário dos funcionários, mas não tem recebido os valores da Ufal.

Em nota, a Universidade Federal de Alagoas, por meio do setor de segurança, informou que a Ufal possui 200 vigilantes e que há revezamento entre eles em todos os campi em regime de escala.

A universidade disse que duas empresas prestam o mesmo serviço de segurança, a Albuquerque e Bruschi (AeB) e a Preserve. E confirmou que o repasse para a empresa AeB está em atraso, porém, não há notificação de falta ou atraso de salário para os vigilantes.

Já com relação à infraestrutura dos postos de trabalho (guaritas), a universidade informa que as guaritas dispõem de banheiro e água, sendo, necessários algumas reformas com vistas a melhoria do ambiente, as quais já foram solicitadas à gerência de planejamento e obras da Ufal.

Arapiraca Garden Shopping

Com relação aos seguranças do Arapiraca Garden Shopping, a denúncia é de que o número de profissionais havia sido reduzido de oito para três vigilantes, responsáveis pelas quatro entradas do estabelecimento, além de um segurança motorizado.

Eles cumpririam 12 horas de trabalho com 20 minutos para refeição e direito de ir ao banheiro apenas uma vez. A denúncia também revela que os vigilantes não podem sentar e sequer atender ao celular. E que se alimentam em um banheiro não frequentado por clientes em um ambiente sujo e abandonado.

Em dias de folga do trabalho, a recomendação dos responsáveis pela segurança do shopping, segundo a denúncia, é de que os seguranças seriam orientados a não frequentar o shopping e muito menos consumir bebida alcoólica na praça de alimentação. Inclusive, já houve caso de um vigilante ter sido demitido por estar com amigos bebendo dentro do empreendimento.

Em nota enviada à redação do Portal 7 Segundos, a Superintendência do Arapiraca Garden Shopping esclarece que não houve redução no quadro de seguranças e que em datas comemorativas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal, entre outros, o efetivo de segurança é ampliado.

A nota afirma ainda que o serviço de segurança no shopping é realizado pela empresa Servipa, reconhecida pela qualidade do serviço prestado para diversos estabelecimentos em Alagoas. E que a empresa é responsável pela execução da jornada diária de trabalho de seus funcionários.

No entanto, uma equipe do Portal 7 Segundos foi até o shopping e constatou seguranças com o fardamento, calça preta e camisa branca, da empresa Albuquerque e Bruschi (AeB) trabalhando no empreendimento.