Alagoas

Estudantes de Batalha ganham medalha de ouro em Olimpíada Nacional de Física

Por 7 Segundos 28/03/2016 10h10

Estudantes do município de Batalha, no Sertão de Alagoas, conquistaram medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), evento nacional realizado em 2015. A premiação em Alagoas está prevista para ser realiada, em abril deste ano, em Maceió.
Os alunos estudam na Escola Municipal de Ensino Fundamental Edite Macário de Melo, a única de Batalha inscrita na OBFEP e uma das 40 escolas de Alagoas que participaram da olimpíada. Confira neste link da OBFEP.

Alunos de ouro

Seis alunos que apresentaram o experimento sobre gravidade, baseado no mestrado do professor de Física, Paulo Victor Araújo Lopes, ganharam medalha de ouro.

Elvis Lima, José Filipe de Assis, José Wellington, Maria Clara Santos, Maria Tamires Silva e Maria Vitória Dantas conquistaram a primeira etapa que exigia nota mínima 9,0 e venceram também a segunda fase com o experimento e análise teórica.

Da mesma escola pública, a aluna Tamires Neri conquistou medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas.

De acordo com o professor, o resultado do experimento é uma estratégia de ensino para o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para expandir o conhecimento dos alunos.

"Esso resultado mostra que os alunos se dedicaram e realizaram um trabalho comprometido e que torna o aluno responsável por sua aprendizagem. Eu estou muito orgulhoso de meus alunos", declarou o professor Carlos Victor Lopes.

Os alunos que cursavam o 9º Ano e alguns deles já ingressaram no Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Para eles, o prêmio é um incentivo aos estudos e a certeza de que não há lugar determinado para se conquistar um prêmio.

"Precisamos de um professor que nos nortei e nos incentive para que possamos chegar, através da educação, a qualquer pódio do conhecimento", relatou um dos alunos.

Apenas das dificuldades e adversidade, o professor e seus alunos ultrapassaram os limites da sala de aula e do Sertão de Alagoas para figurarem entre os melhores medalhistas de ouro da OBFEP, no país.

"Muito feliz por dar aos meus meninos essa grande oportunidade, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas por todos nós e sem o apoio necessário. Mas, tivemos a certeza que basta ter vontade e acreditar que se pode chegar lá", ensinou o professor Carlos Victor Lopes.

Valorização nacional

A OBFEP visa a valorização da escola pública, a melhoria do ensino e estudo das ciências, propiciando ao estudante uma forma de avaliar sua aptidão e seu interesse pela Ciência, em geral, e pela Física em particular.

A OBFEP de um ponto de vista mais geral, insere-se no conjunto de ações que busca o sucesso e a permanência do estudante na escola e o desenvolvimento de práticas educativas que envolvam o maior número possível de alunos.

A Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável pela realização da OBFEP, tem sede na Cidade Universitária da USP em São Paulo, sendo uma sociedade sem fins lucrativos que congrega os físicos brasileiros e tem entre suas finalidades criar condições que propiciem o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no país.

Os estudantes de Batalha são exemplo de que a fronteira do conhecimento ultrapassa a posição geográfica de qualquer escola para se chegar ao topo de uma premiação que teve início com o estudo de um professor que valorizou e incentivou seus alunos a mergulhar no mundo da Ciência e da Física por meio da Educação como processo transformador de qualquer ser humano.