Educação

Projeto de escola de Arapiraca é selecionado para mostra internacional

Por 7 Segundos 28/03/2016 12h12
Projeto de escola de Arapiraca é selecionado para mostra internacional
- Foto: Agência Alagoas

O larvicida natural para controlar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, feito à base de melão de São Caetano e alecrim desenvolvido por alunas da Escola Estadual Professora Izaura Antônia de Lisboa, de Arapiraca, foi o único projeto de Alagoas escolhido para participar da Expo Milset 2016, mostra científica internacional que acontece em Fortaleza, Ceará, no mês de maio.

Sob a orientação da professora Nadja Alves de Souza, as estudantes Clarice Soares e Vitória Queiroz, alunas do 1° ano do Ensino Médio, criaram também um repelente natural com as mesmas substâncias. O produto foi apresentado ao ministro da Integração Gilberto Occhi, ao governador Renan Filho e ao secretário da Educação, Luciano Barbosa, durante as atividades alusivas ao Dia Nacional do Zika Zero, campanha do Ministério da Educação realizada no dia 19 de fevereiro, em Arapiraca.

Agora, as jovens estudantes terão a chance de apresentar o trabalho em um dos principais eventos científicos do país. “As meninas nunca saíram do estado e digo a elas que ter o projeto classificado entre 843 inscritos da Milset já é uma vitória”, explica a professora Nadja Alves, que já teve projetos apresentados em diversas feiras nacionais e até internacionais.

Experimento

Ao falar sobre o projeto do larvicida, Nadja explica que a planta melão de São Caetano é uma erva daninha com cheiro muito forte e, quando misturado ao álcool, tem o odor intensificado.

“Realizamos vários testes nas três fases do mosquito Aedes aegypti: ovos; larvas e pupas. E o larvicida foi eficaz em todas elas. Outros projetos do estado foram inscritos, mas só esse selecionado para a feira”, conta.

Expo Milset 2016 

A Expo Milset é um evento que reúne projetos de Ciência e Tecnologia de alunos do Ensino Fundamental, Médio e Superior de todos os estados brasileiros, além de projetos internacionais de diversos países convidados credenciados pela MILSET Internacional.

De 17 e 21 de maio de 2016, os projetos selecionados serão expostos em Fortaleza, Ceará, que sedia a Expo Milset 2016.