Tecnologia

Nova versão do Android deve economizar bateria e melhorar desempenho

Por 7 Segundos com IG 25/03/2016 08h08

O Google disponibilizou uma prévia do Android N, versão do sistema operacional para smartphones que será o sucessor do Marshmallow. A empresa mostrou atenção especial para melhorias na performance do sistema, mas também lançou recursos visuais que poderão facilitar a vida do usuário.

Uma das principais mudanças é a opção para diminuir o consumo exigido por aplicativos. Quando o usuário habilita esse recurso no dispositivo, o Data Saver, como é chamado, bloqueia aplicativos e funções do sistema em segundo plano, ou seja, que não estão sendo utilizadas naquele momento. Desta forma, seria possível diminuir o consumo de dados e da bateria.

O Doze, outro recurso voltado para a performance, também receberá ajustes para economizar bateria automaticamente quando perceber que a tela do celular está desligada. Atualmente, o recurso só é habilitado quando o sistema está a muito tempo sem ser utilizado, como de noite.

O Google trabalha em uma evolução para o Projeto Svelte, lançado na versão 4.4 (KitKat) para ajudar donos de dispositivos com pouca memória. De acordo com a empresa, a mudança otimizará o sistema e dará mais velocidade ao aparelho.

Além disso, o Android N deve apresentar novos recursos visuais. Uma delas é a possibilidade de uma mensagem sem precisar abrir o aplicativo. O novo recurso permitirá ao usuário configurar o aparelho para realizar a tarefa diretamente na área de notificações.

A nova versão do sistema dá a opção de trabalhar com dois aplicativos ao mesmo tempo. O recurso, que funcionará no modo paisagem ou retrato, deve ser muito utilizado por usuários de aplicativos de vídeo, que podem acompanhar as imagens em uma TV inteligente e continuar usando o celular.

Em um primeiro momento, somente desenvolvedores terão acesso à versão do sistema operacional para contribuir com a correção de falhas e melhorar alguns dos recursos. Em breve, a empresa deve apresentar novas versões de teste para antes de lançar o Android N para o usuário final.