Alagoas

Caminhos do São Francisco é aposta de diversificação turística

Por 7 Segundos com assessoria 23/03/2016 18h06
Caminhos do São Francisco é aposta de diversificação turística

Como uma opção fora do tradicional sol e mar, quem deseja aproveitar uma viagem com aventura, história, cultura e belezas naturais vai encontrar os passeios ideais na região Caminhos do São Francisco, que guarda uma das principais riquezas do Estado.

Banhando 12 municípios, ricos em artesanato e cultura, o Rio São Francisco abre caminho entre imponentes cânions de pedra, trilhas ecológicas e cidades históricas como Penedo, localizada a 149 km de Maceió, e Piranhas, com 274 km de distância da capital. As cidades têm seu conjunto histórico e paisagístico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

No município de Piaçabuçu, a 137 km da capital, está localizado um dos maiores atrativos turísticos da região: a Foz do rio São Francisco, que proporciona um cenário de rara beleza e o encontro das águas do rio com o mar.

Em Penedo, a trajetória histórica da região pode ser contemplada na Casa do Penedo, no centro da cidade. A Catedral Nossa Senhora do Rosário, Igreja das Correntes e Convento de São Francisco também são opções de lazer cultural.

Seguindo para o sertão alagoano, na rota do Velho Chico, Piranhas é um dos principais destinos da região. O Museu do Sertão, localizado no Centro Histórico da cidade, conta o caminho de lutas revolucionárias dos camponeses residentes no Sertão do país, conhecida, tradicionalmente, como o Cangaço.

Rota do Cangaço

Dividida entre os municípios de Sergipe e Alagoas, a Rota do Cangaço conta a história de Lampião em meio à caatinga alagoana. Saindo da orla de Piranhas pelo Rio São Francisco, o visitante segue por um caminho de trilha. São 680 metros com nível médio de dificuldade É possível observar as formações rochosas e morros cobertos pela vegetação da caatinga. O ponto de chegada é um local com estilo rústico, equipado com infraestrutura adequada de restaurantes, lojas e serviços para receber os visitantes.

O artesanato singular do município desenvolve manejos tradicionalmente locais, como o Bordado Boa-noite e Bilro, que são produzidos no povoado de Entremontes.

Para ver do alto as belezas do Velho Chico e das cidades ribeirinhas, o visitante deve apostar nos passeios panorâmicos de helicóptero no município de Delmiro Gouveia, a 294 km de Maceió. Os passeios oferecem sobrevoo pelos Cânions do Talhado, Rio São Francisco, Barragem de Xingó e Hidrelétrica de Xingó. Os pacotes são oferecidos pelos receptivos locais.

Esportes

Além das trilhas, os passeios de canoagem pelo Velho Chico, o rapel e as escaladas nos cânions de Olho d’água do Casado, estão entre as experiências mais procuradas pelos visitantes. Realizadas no Mirante do Talhado, a 271 km de Maceió, as escaladas têm altura de 40 metros e são acompanhadas por profissionais capacitados.